Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 1/JI de Vinha da Rainha (Soure)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

O Peter e a Joana vieram conhecer a freguesia de Vinha da Rainha.

Fotografias de detalhes:

Envolvimento dos alunos com três anos.
Ilustraram o Peter e a Joana.

Parceiros:
Parcerias: Junta de Freguegia da Vinha da Rainha, Município de Soure

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os campos de arroz durante as cheias (chuvas intensas).
As valas cheias de vida ...
Na pintura, estão apenas representados as tabuas e os nenúfares.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foi a compilação do trabalho realizado ao longo do ano.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Tema do Agrupamento Martinho Árias - Soure: "Viver em Soure"
O Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Vinha da Rainha foi à escola Básica de Vinha da Rainha dar informações sobre a freguesia.
Os alunos dando continuidade ao trabalho do Sr. Presidente, fizeram pesquisas e ilustraram alguns elementos que caraterizam a freguesia.
Destas tarefas, surgiu o trabalho para o Forum 2030 (uma atividade do agrupamento) e o mesmo foi apresentado na atividade "Roupas Usadas", no âmbito da Eco-Escolas.
A equipa do 3.º ano de escolaridade (todos os terceiros anos do agrupamento), construiu um(a) texto/história em conjunto, com duas personagens principais, o Peter e a Joana.
Texto: "A Joana e o Peter (era inglês, veio conhecer o concelho de Soure) percorreram as freguesias do concelho. Os alunos do 3.º ano das respetivas freguesias e escolas serviram de guias turísticos. Levaram a Joana e o Peter a passear, mostrando monumentos, paisagens, ... e saborearam vários pratos típicos de cada zona."
De acordo com o trabalho realizado ao longo do ano, os alunos fizeram uma composição de ilustrações que originou o mural.
Temos:
- os campos alagados, vida aquática.
- a barca que se utilizava como um meio de transporte quando campos estavam alagados (simboliza um meio de transporte do Peter e da Joana)
- o Peter e a Joana desenhados pelos meninos dos três anos do JI
- alguns elementos que caraterizam a Vinha da Rainha (gastronomia e monumentos) nuns balões de pensamento
A pintura representa a harmonia entre o passado e o presente, e o meio ambiente.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os principais alunos envolvidos têm entre 8 a 10 anos.
Houve pesquisas feitas e apresentadas pelos alunos com o objetivo de se conhecer melhor a freguesia da Vinha da Rainha, assim como, foi feita uma análise sobre o impacto ambiental provocado pelo o cultivo do milho e do arroz.