Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB1/JI de Veiga Ferreira (Odivelas)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Estiveram envolvidos nos Recreios com Vida 3 grupos de alunos (JI3, 2ºM e 4ºG), num total de 65 crianças com idades entre os 4 e os 5 anos e os 7 e os 10 anos.
Inicialmente foi explicado o projeto, analisados os objetivos e apresentados vários jogos aos alunos.
Em sala de aula cada turma projetou diversos jogos que depois foram analisados por todos.
A articulação entre turmas contou com a preciosa ajuda da Brigada Recreios Com Vida. Esta Brigada também auscultou os restantes colegas da escola em situação de recreio para aferir quais os jogos que despertavam mais interesse.
Alguns jogos já se realizavam nas aulas de Educação Física, com recurso a materiais temporários (arcos) ou desenhos a giz no chão do recreio.
Os jogos foram pintados com tinta de pavimento no recreio, pelos alunos das turmas envolvidas, sob orientações da Brigada Recreios Com Vida e das respetivas professoras e agora os jogos estarão sempre disponíveis para jogar por quem estivar interessado em momentos de pura diversão.
Cabe aos elementos da Brigada explicar as regras dos jogos e ajudar os colegas em dificuldades. As funções dos elementos da Brigada Recreios com Vida são rotativas entre os 4 elementos das três turmas.
Nota: A Câmara Municipal de Odivelas forneceu tintas e a União de Freguesias de Pontinha Famões disponibilizou tintas, trinchas e rolos.
Nome das PTT envolvidas neste Projeto:
Ana Rita Silva, 2ºM; Fátima Malhadas, JI; Vera Vaz, 4ºG