Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro (Mafra)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Este projeto "Recreios com Vida" veio ao encontro da avaliação dos alunos realizada no ano letivo transato. Ao serem questionados sobre o que gostariam de ver melhorado na escola, a maioria dos alunos respondeu "Temos poucos jogos para brincar."
Em outubro, ao ler os desafios do Projeto Eco-Escolas, este: Recreios com Vida pareceu-me o melhor dos dois mundos: articula o desejo dos alunos com o tema Educação Ambiental.
1. Estudo do Meio – Passado do Meio Local
Os alunos pesquisaram sobre os Jogos Tradicionais Locais. Descobriram um livro Contos de Terra a Terra II (publicação da Câmara Municipal de Mafra, após um concurso de recolha oral de jogos Tradicionais Locais realizada pelos alunos com a respetiva ilustração).
2. Escolheram 5 Jogos tradicionais locais: Jogo do Galo, Jogo do Burro, Jogo do Prego, Jogo do Berlinde e o Jogo Pedra, Papel ou tesoura.
3. Redigiram as regras de acordo com a pesquisa realizada.
4. Recolheram os materiais na comunidade educativa, com o objetivo de gastar o mínimo possível de recursos da Natureza e reduzindo a pegada ecológica.
5. Para o Jogo do Galo arranjaram troncos de árvore cortados em rodelas (árvores que foram cortadas após um incêndio local) e apanharam seixos no Rio Lizandro.
6. Para o Jogo do Prego, do Burro e do berlinde usaram paletes desmanchadas e transformadas. Uma em rampa, no caso do Jogo do Burro, e duas caixas grandes para nelas colocar, areia e terra (areia com recolha monitorizada pelo gabinete ambiental camarário para evitar danificar as dunas Praia da Foz do Lizandro e terra de um terreno de propriedade da Junta de Freguesia).
7. Para o Jogo "Pedra, Papel ou Tesoura" - Duelo, os alunos deslocaram-se a pé, à Cestaria Branco, na Malveira. Tiveram uma ação de sensibilização sobre esta antiga atividade económica, em vias de extinção, a cestaria. Criaram 24 arcos em vime para poderem jogar o referido jogo na escola (vime em substituição do plástico).
8. Os berlindes foram recolhidos na comunidade educativa, assim como os pregos e as rodelas para fazer de malhas de madeira, a lançar no Jogo do Burro.
9. Estes 5 jogos, vieram dar vida ao recreio. As Brigadas do Recreio dinamizam-no. São voluntárias e, uma vez por dia, atuam de forma responsável e autonomamente.
Desenvolvemos este projeto em articulação transversal, trabalhando diferentes áreas curriculares, Educando com arte pela Arte, promovendo a Educação Ambiental (consumo responsável, promovendo o bem-estar e a saúde, reduzindo a pegada ecológica e reutilizando matérias primas).
Com estes jogos promovemos, igualmente, o enriquecimento do recinto escolar; envolvemos diferentes alunos da escola, implementando uma prática inclusiva (alunos de diferentes idades podem jogá-lo em simultâneo; sensibilizamos os alunos e os outros para a necessidade de preservar os Jogos Tradicionais (dando-os a conhecer); prevenimos o bullying; proporcionamos novos espaços de partilha na escola, de convívio e de comunicação.
Estes jogos serão divulgados e promovidos pelas Brigadas do Recreio sendo inaugurados na Semana do Ambiente.
As Brigadas do Recreio irão monitorizá-los, diariamente, em grupos de quatro alunos e dois professores rotativamente e de forma voluntária.