Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Básica João de Barros (Figueira da Foz)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho EB João de Barros

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
5,74 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A Geodiversidade e a problemática do plásticos.

Temas das Estações:
1_Palácio Sotto Mayor
2_Monumento a João de Barros
3_Oásis - Praia da Claridade
4_Peixe dos plásticos
5_Mural 'Salvem os Oceanos'
6_Amonite - Bordallo II
7_Fósseis - Turritella

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 7.ºA e Prof. Manuel Cunha.

2 - Memória Descritiva

A participação no desafio Eco-Trilhos, no âmbito do programa Eco-Escolas, fez parte do DAC (Domínios de Autonomia Curricular) desenvolvido pela turma do 7.ºA, com o tema: “ Marcas da Ciência na História da Terra”.
As disciplinas envolvidas:
Ciências naturais:
Feira dos Minerais e Fósseis (exposição e debate).
Construção de modelos em barro - vulcões.
Experiências de simulação de atividade vulcânica: efusiva e explosiva.
Identificação de amostras de rochas: utilização de Chaves dicotómicas.
Geografia:
- Efetuar a observação direta da paisagem.
- Calcular distâncias reais a percorrer.
- Aplicar conhecimentos de localização relativa.
- Proceder à localização absoluta dos lugares.
- Analisar as características do terreno através de um mapa topográfico.
Educação tecnológica:
- Traçar o percurso pedonal entre a escola e o Cabo Mondego, utilizando o Wikiloc.
- Identificar pontos de interesse no percurso.
Para além do trabalho na escola os alunos da turma, no dia 10 de maio, no período da manhã, acompanhados pelos docentes docentes envolvidos no DAC, realizaram uma visita de estudo ao Cabo Mondego para observarem e aprofundarem os seus conhecimentos sobre a geodiversidade patente naquela zona inigualável. A visita foi guiada/orientada pelo Dr. Fernando Carlos Lopes, docente na Universidade de Coimbra. Antes de efetuar o percurso pela zona costeira entre o Teimoso e a extinta Fábrica da Cimpor, o Dr. Fernando Lopes apresentou um briefing, contemplando informações relacionadas com a História Geológica (do Período Jurássico ao Cretáceo), a diversidade de ambientes, uns mais marinhos, outros mais terrestres, assim como informações específicas sobre a exploração de carvão nas minas do Cabo Mondego.
Os alunos puderam ainda adquirir conhecimentos acerca de zonas como a Serra da Boa Viagem, Murtinheira e Quiaios que, ao longo do tempo, foram sofrendo alterações de natureza geológica.
A partir desta atividade, os alunos, na aula de Educação tecnológica, traçaram no Wikiloc o trajeto entre a escola e a zona que foram visitar no Cabo Mondego. Pelo meio, identificaram alguns pontos de interesse que mereciam ser caracterizados.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: