Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Profissional de Serviços de Cidenai (Santo Tirso)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Cidenai

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Natureza e Cultura

Temas das Estações:
Cultural (Biblioteca e Escultura),
Geodiversidade (Fauna e Flora
Desporto / Lazer (Parque Skate/Parque Infantil)
Descoberta (Geocache)

Fichas de Estações:

Autores:
Turma TGPSI2225

2 - Memória Descritiva

A turma de TGPSI2225 escolheu o Parque Geão para o local escolhido para a realização deste projeto pois é um local relativamente perto da escola, e é um local muito completo ao nível de atividades ao ar livre. A turma de TGPSI2225 (Técnico de Gestão e Programação de sistemas informáticos), está este ano no 11º de escolaridade e a disciplina envolvida foi Físico-Química. Os alunos demonstraram todos muito interesse e um entusiasmo muito grande na elaboração deste projeto.
A escolha de traçar um trilho no parque GEÃO, deve-se ao facto deste parque ser bastante completo ao nível de atividade que se pode praticar por pessoas de todas as faixas etárias.
Este parque verde urbano integrado no Plano de Pormenor da Quinta de Geão está localizado na cidade de Santo Tirso. O Parque integra uma área com cerca de 68 800,00m2, com uma envolvente densamente urbanizada, onde se concentram equipamentos educativos, culturais e sociais, relevantes no contexto urbano. Constitui-se como sistema de interface entre o meio ribeirinho e o meio urbanizado, entre as áreas nobres urbanizadas, consolidadas, e as áreas mais desestruturadas, com vista à coesão territorial da cidade, nomeadamente, através uma de percursos pedonais e cicláveis que atravessam o rio Sanguinhedo e da criação de Praças centrais, que se articulam entre si: a Norte, a Praça do Sanguinhedo (junto à Associação Amigos do Sanguinhedo), que receciona a área urbanizada de Sobregião, a Poente a Praça de Geão (junto à Biblioteca Municipal), com abrangência ao loteamento da Quinta de Geão, e a Nascente a Praça da Misericórdia, que estreita a ligação ao centro urbano da cidade. Durante o percurso podemos contemplar algumas esculturas.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: