Escola EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_EB1PEESTREITOCAMARALOBOS2
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
2,59km
Duração aproximada:
60 minutos
N.º de postos/estações/paragens:
4
Tema do Trilho:
Água e Geodiversidade
Temas das Estações:
Estação n.1 - Queda de água / Levada
Estação n.2 - Ponto de observação de aves
Estação n.3 - Vinha
Estação n.4 - Fontanário
Fichas de Estações:
- Estação 1 Queda de Água-Levada.pdf
- Estação 2 Ponto de observação de aves.pdf
- Estação 3 Vinha.pdf
- Estação 4 Fontanário.pdf
Autores:
Ruben Serrão e Maria Manuela Paiva
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
O percurso foi realizado no âmbito do Projeto Eco Escolas para o ano letivo 2023/2024 e surgiu da necessidade de sensibilizar a comunidade educativa e comunidade envolvente dos benefícios da realização de caminhadas (combate ao sedentarismo) e do impacto na sua vida futura; da importância da valorização e preservação dos percursos pedestres e dar conhecimento dos mesmos.
O trajeto escolhido, Vereda Figueira de Lameiro ao Garachico (mais conhecida por Vereda da Rocha) obedeceu ao critério da distância (ser possível realizar por todos os alunos) e por ser de dificuldade baixa, isto porque as turmas envolvidas foram os 1º e 2º anos. O mesmo, possibilitou também a reaproximação dos alunos, destas turmas com as restantes (prés, 3º e 4º anos), visto no início deste ano letivo terem sido separados, devido a obras na nossa escola e criando laços e relações que se tinham perdido.
A Vereda em si, depois de reconhecimento prévio, cumpriu com os requisitos pretendidos: locais relacionados com água e biodiversidade, tendo como principais objetivos: incentivar o trabalho de campo vivências em espaço exterior; investigar, interpretar e conhecer o território local (imediações da escola) e o seu património ambiental; compreender a importância dos espaços verdes no ordenamento do território, na qualidade de vida da população e na diminuição da poluição; desenvolver competências de trabalho colaborativo, pensamento crítico e criativo,
O percurso decorreu no passado dia 22 de maio e, superou as expectativas, foi realizado com muita alegria, entusiasmo e sobretudo, muita curiosidade.
O percurso foi realizado por 90 alunos.
O mesmo contou com quatro estações e paragens obrigatórias para os alunos poderem observar, investigar, recolher informação e interpretar; desenhar e pintar; trabalhando os temas da água e geodiversidade.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: