Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária José Falcão (Miranda do Corvo)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Mira e Anda_Escola Básica e Secundária José Falcão

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
10,78 km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade e Geodiversidade de Miranda do Corvo

Temas das Estações:
Biodiversidade;
Geodiversidade;
Energias renováveis;
Floresta.

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 12ºA: Ana Santos, Bernardo Bento, Bianca Rodrigues, Iara Francisco, João Lamas, Lara Mendes, Leonardo Saraiva, Letícia Martins, Maria Sequeira, Matilde Oliveira, Matilde Borges, Pedro Seco, Rodrigo, Sofia Hall, Victoria Bento. Professor: Pedro Damasceno

2 - Memória Descritiva

As saídas de campo são fundamentais na disciplina de Geologia do 12º ano, pelo que este percurso foi pensado para apoiar na lecionação de vários conteúdos, nomeadamente a cartografia geológica, a geo-história e a Tectónica de Placas. Além disso, foi ainda possível visitar o Centro da Biomassa para a Energia, que é um laboratório de referência para a certificação de biocombustíveis, sensibilizando os alunos para esta temática. Foi ainda condição do percurso a possibilidade de iniciar e terminar na nossa Escola, o que fez com que parte do percurso fosse feito em ambiente urbano, o que também permitiu alertar para a importância dos recursos geológicos, energéticos e não energéticos.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: