Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho [Escola-Secundária-Jaime-Moniz]

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
1,89 km

Duração aproximada:
23 minutos

N.º de postos/estações/paragens:
5

Tema do Trilho:
Conhece a freguesia da tua escola

Temas das Estações:
Estação 1: Tema - Escola secundária Jaime Moniz - Tema - Sociocultural
Estação 2: Tema - Jardim Campo da Barca - Tema - Espaço Verde/Flora/lazer
Estação 3: Tema - Praia do Almirante Reis - Tema – Geodiversidade/fauna
Estação 4: Tema - Forte de São Tiago - Tema – Arquitetura/ Geodiversidade
Estação 5: Tema - Igreja de Nossa Senhora do Socorro/Santa Maria Maior Tema – Arquitetura/geodiversidade

Fichas de Estações:

Autores:
Axel Joni, Bruna Soraya, Francisco Figueira, Lara Santos, Tatiana Lopes

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
O projeto Eco-Trilhos, disponibilizado na plataforma enunciado pela Eco-Ecolas, foi um desafio proposto à turma CEF6 C1, constituída por 22 alunos com média de idade 18 anos, sendo 12 raparigas e 10 rapazes. O que nos motivou a realizar este projeto foi um conjunto de fatores entre eles, o tema do ano (geodiversidade), pois muitas vezes olhamos para a natureza sem valorizar a presença e utilidade das rochas (olhamos como algo inerte), o próprio solo que suporta a vida. A importância dos serviços dos ecossistemas à vida em geral. O trabalhar nos espaços exteriores como, os espaços verdes na boa gestão do ordenamento do território. O desenvolver competências de investigação, trabalho colaborativo, do pensar que ainda, é um exercício em que muitos alunos revelam dificuldade e acreditamos que ao envolvê-los em atividades do género deste projeto obriga-os a pensar na resolução de problemas, gestão de tempo das tarefas. Além disto, promove o conhecimento das características de locais da sua região, o diálogo dos saberes estimula a curiosidade. A metodologia sugerida na aplicação deste projeto também foi motivo e escolha e forma de os professores aplicarem as suas competências adquiridas nas suas formações. Como este projeto foi feito com alunos do CEF 6 C1, Curso Técnico de Gestão de Ambiente, no qual além das disciplinas de formação geral existem as disciplinas da Componente Técnica que são compostas por Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), muito abrangentes a nível ambiental, estes projetos ajudam a pôr em prática aquilo que os alunos aprendem nestas disciplinas que são: Conservação da Natureza, Gestão de Resíduos Sólidos, Águas e Ambiente e Qualidade Ambiental. O nível de envolvimento dos alunos foi muito grande, dado que foi proposto à turma trabalhar em grupo (cinco grupos no total, três grupos de quatro alunos e dois grupos de cinco). Como a metodologia é feita por etapas, foi-lhes facultado: a calendarização de cada etapa, e respetiva avaliação quantitativa, com as regras estabelecidas todos fizeram os possíveis por realizarem um bom trabalho. A justificação do local escolhido para a realização do percurso foi a de conhecer melhor a freguesia onde se localiza a Escola, que é a de Santa Maria Maior. Saber sobre o seu património ambiental e sociocultural. Para tal, os professores envolvidos neste projeto contactaram o Sr. Eng. João Baptista, engenheiro geólogo e investigador da Universidade de Aveiro, para fazer uma visita guiada por parte desta freguesia e focar no tema da Geodiversidade. A visita teve lugar dia dezasseis de março, de 2024, (sábado), na parte baixa da freguesia de Santa Maria Maior, tendo sido fornecidas informações, aprendizagens e dados através da orientação do Eng. João Batista. Nesta visita, além da turma CEF6 C1, participaram outras pessoas convidadas pelo Engenheiro e com interesse no tema bem como de encarregados de educação.
A pertinência do tema é de extrema importância pois além de focar sobre o nosso património geológico, também foi o património sociocultural dando destaque às edificações com história na nossa freguesia e que foram: a Igreja de Santa Maria Maior, Praia da Barreirinha, Praia do Toco, pormenores das casas da zona velha da cidade, Forte de São Tiago, Praia do Forte, Muralha da Cidade e Ribeiro da Nora. Outro património existente na freguesia foi investigado por parte dos alunos, pois na visita de sensibilização esgotamos o tempo e não conseguimos abranger todo o património da freguesia. No Forte de São Tiago, um ponto privilegiado para avistar quase todo o anfiteatro da cidade do Funchal, o engenheiro mostrou os principais cones vulcânicos que servem de proteção à zona oeste da cidade: o cone vulcânico da Pico da cruz, o cone vulcânico do Pico do Buxo, o cone vulcânico do Pico dos Barcelos e o cone vulcânico do Pico das Romeiras, mesmo não fazendo parte da freguesia onde está inserida a escola.
Foram fornecidos informações e dados través da dinamização de uma visita de estudo “Roteiro guiado”, orientada pelo Eng. João Batista, (Investigador da Universidade de Aveiro) no dia 16/03/2024 obtendo aprendizagens sobre a geodiversidade da cidade do Funchal, mais concretamente na freguesia de Santa Maria Maior brechas verdadeiras ou falsas, como saber a idade de um dragoeiro e acerca de toda a geodiversidade existente na freguesia de Santa Maria Maior.
Este projeto teve grande impacto no desenvolvimento de competências em diferentes níveis quer pela importância dada à geologia num local como uma cidade (em que praticamente o território está todo ocupado), quer pelo valor sociocultural. E que afinal é possível encontrar o suporte geológico para as edificações, para a paisagem, os antigos pavimentos da cidade, edifícios emblemáticos, como quintas, igrejas, com aplicações em rochas locais, a região costeira e respetivas praias, Miradouros, Parques de lazer. E ainda pela metodologia utilizada na concretização deste projeto aplicando as etapas do Design Thinking. “Obriga” os alunos a pensar. Qualquer pessoa da comunidade escolar e cidadão fora desta comunidade é capaz de se interessar pela realização deste trilho e respetivas Estações
Esta atividade foi muito enriquecedora, uma vez que adquirimos conhecimentos sobre o território da freguesia da nossa escola, investigando a história de cada património sociocultural e natural, escolhido por cada grupo de alunos.
Foram fornecidos informações e dados través da dinamização de uma visita de estudo “Roteiro guiado”, orientada pelo Eng. João Batista, obtendo aprendizagens sobre a geodiversidade da cidade do Funchal, mais concretamente na freguesia de Santa Maria Maior. Outras informações sobre os espaços verdes existentes na cidade e relacionar com a presença de espécies autóctones, por exemplo o dragoeiro e como calcular a idade aproximada de um dragoeiro e acerca de toda a geodiversidade natural e aplicada nas edificações existentes na freguesia de Santa Maria Maior.
Os conteúdos curriculares intervenientes neste projeto foram fornecidos ao longo deste ano letivo, através do Curso Técnico de Gestão do Ambiente, pelas disciplinas da Componentes Técnica nomeadamente: Conservação da Natureza, Gestão de Resíduos Sólidos Água e ambiente e Qualidade Ambiental.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: