Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo (Viana do Castelo)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Trilho da Água do Lima

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Água do Lima

Temas das Estações:
O aproveitamento que os vianenses fazem das águas do Lima:
1ºA pesca e o tanque comunitário;
2º desportos Náuticos;
3º Recreio e Lazer;
4º Via de comunicação; Fronteira natural; Cultura

Autores:
Alunos do curso Técnico(a) de Restaurante e Bar, do 1º Ano:
Roberto Tavares
Alfeu Novo
Beatriz Marques

2 - Memória Descritiva

Neste projeto estiveram envolvidos todos os alunos do nível 4 da nossa escola, dos cursos Técnico(a) de cozinha e Pastelaria e Técnico(a) de Restaurante e Bar, correspondentes aos 10º, 11º e 12º anos. A disciplina envolvida foi Área de Integração, no âmbito dos temas: "7.2 Um desafio global: O desenvolvimento sustentável" e "3.3 Ser humano-natureza: uma relação sustentável?". O trilho definido teve em consideração o facto do Rio Lima ser parte identitária da cultura vianense, de se constituir como um elemento paisagístico de valor imensurável, de permitir o desenvolvimento de atividades económicas que garantem a subsistência das populações que aqui residem e ainda o abastecimento água potável essencial à vida humana. O principal objetivo foi sensibilizar os alunos para a valorização e preservação do rio Lima, a partir da identificação dos recursos que este elemento geográfico nos oferece no dia à dia e dos quais dependemos.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: