Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Alcobaça)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Percurso Verde da EPADRC

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Aulas ao ar livre.

Temas das Estações:
Paragem 1: inicio do percurso.
Paragem 2: Árvores autóctones - Pequeno bosque inserido no interior da escola no qual todas as árvores estão identificadas com placas e utilizando um QR code os alunos podem aprender sobre cada espécie, neste bosque poderão ser identificados pinheiros-mansos, freixo-comum, lodão bastardo, pinheiro-bravo, carrasco, sobreiro, aderno bastardo, medronheiro, azinheira, loureiro, choupo-branco, choupo-negro e carvalho-alvarinho.
Paragem 3: Quinta Pedagógica - Na quinta pedagógica, os alunos contactam com diferentes animais, como cabras, ovelhas, bovinos, cavalos, porquinhos da índia, porco-malhado de Alcobaça, codornizes, coquichas, perú-preto português, coelhos.
Paragem 4: Vinha e equipamentos de manutenção - neste ponto os alunos contactam com a vinha e podem fazer exercício físico nos equipamentos de manutenção.
Paragem 5: Mata de árvores autóctones - Na mata os alunos voltam a poder contactar com as diferentes espécies de árvores autóctones já referidas, todas as espécies estão identificadas com uma placa, com um QR code associado.
Paragem 6: Cabras sapadoras - As cabras sapadoras visam a prevenção de incêndios através do pastoreio. As cabras são utilizadas para limpar as matas, reduzindo o crescimento excessivo de vegetação e, assim, diminuindo o risco de incêndios, para além disso permite a poupança de combustíveis fósseis e de mão de obra, pois as cabras ao fazerem a sua alimentação vão limpando a mata. Os alunos tratam das cabras, aprendendo sobre produção e bem-estar animal e sustentabilidade.
Ponto 8: Estufas e hortas - Neste ponto os alunos poderão contactar com culturas sustentáveis.
Ponto 9:

Fichas de Estações:

Autores:
Projeto que envolve toda a comunidade escolar.

2 - Memória Descritiva

O valor da área de floresta da escola ganhou vida, é sala de aula (espaço de descoberta e aprendizagem, na vertente da produção animal, da produção vegetal, do ordenamento da floresta), mas é, também, espaço de exercício e interação social aberto à comunidade. Transformou-se numa mais valia a nível ambiental, económico e social para a escola e para a comunidade, através dos projetos que as turmas vão desenvolvendo com os seus professores. Atualmente, são já 5 os projetos que se complementam e articulam entre si: Percurso Verde (com identificação de 13 espécies autóctones); Projeto Cabras Sapadoras; Circuito de manutenção; Percurso de Orientação e Quinta Pedagógica EPADRC.
Podem consultar o vídeo para mais informações https://www.youtube.com/watch?v=j7mpf3ABFFs

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: