Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Aljustrel (Aljustrel)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_[Parque das Minas)- Escola básica de Aljustrel

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2,5 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A caminhada Eco-Trilhos Eco-Escolas realizou-se no dia 24 de maio, com a colaboração do Município de Aljustrel. Teve como objetivo motivar os alunos para o conhecimento do espaço exterior próximo, com enfoque nos temas do ano “Geodiversidade” e “Espaços Exteriores”.
O percurso criado permitiu: explorar o seu património ambiental, social e cultural, a sua correlação e relevância na vida da comunidade local; compreender a importância dos espaços verdes para a sustentabilidade e manutenção da qualidade de vida da população, bem como desenvolver competências de investigação, trabalho colaborativo, pensamento crítico e criativo entre outras.

Temas das Estações:
1- Hortas comunitárias - biodiversidade.
2- Chaminé Transtagana - Património local e biodiversidade.
3- Cementação de Algares - Património local de interesse sócio-cultural.
4- Malacate - Património local de interesse sócio-cultural.

Fichas de Estações:

Autores:
Coordenadores do Eco-Escolas, alunos do 4º anos (2 turmas), professores titulares de turma, elementos da Autarquia e professores de Educação Física.

2 - Memória Descritiva

O que motivou a escolha deste percurso, foi o facto de Aljustrel ser uma terra com um património muito rico e vasto na área mineira. Participaram neste projeto 50 alunos do 4º ano, os quais haviam realizado uma pesquisa nas disciplinas de estudo do meio, português, TIC e educação física.
Ao longo de toda a realização desta atividade foi notório o interesse e a motivação dos alunos.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: