Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilhp_Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
1,82 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Geodiversidade urbana na Vila de Figueiró dos Vinhos

Temas das Estações:
Estação 1- Observação geológica da barreira da Avenida Madre Deus
Estação 2- Presença de Granito
Estação 3 - Calçada Portuguesa (o calcário)
Estação 4 - Meteorização e arenização do granito
Estação 5 - Fósseis
Estação 6 - Azulejos Portugueses
Estação 7 - Casulo do Malhoa -Pintor Português
Estação 8 - O Xisto
Estação 9 - A Torre da Cadeia
Estação 10 - Um afloramento quartzítico

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 11ºano, turma A, sob orientação da professora de Biologia e Geologia A

2 - Memória Descritiva

A construção do Eco-Trilho foi uma atividade prática desenvolvida no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia e o projecto Eco Escolas. Os alunos envolvidos foi a Turma A, do 11ºano que tem vinte e um alunos.
Lançado o repto à professora de Bilologia e Geologia A, pela Coordenadora do Eco-Escola para que a mesma construísse , com os seus alunos, um Eco- Trilho que abordasse a Geodiversidade da zona em que a escola está inserida, o que prontamente aceitou.
A Flexibilidade Curricular coloca novos desafios aos professores, nomeadamente ao nível das estratégias de ensino e de aprendizagem e em relação aos conhecimentos que necessitam de mobilizar para as implementar. Exigem, também, a exploração de conteúdos geológicos numa perspetiva interdisciplinar. A exploração de interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), partindo de contextos reais, ajudam a romper com lógicas de ensino centradas na abordagem de conceitos e a valorizar a interdisciplinaridade na educação em Ciências.
Dada a riqueza da geodiversidade e das diferentes utilizações que são dadas aos recursos geológicos nas nossas aldeias, vilas e cidades, considera-se pertinente a realização da actividade “Eco Trilhos – Geodiversidade” que permita sensibilizar os professores, alunos e público em geral para a utilização dos espaços urbanos como local de estudo e de construção de recursos didáticos, fundamentais para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos, para a consecução das competências explicitadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e para a promoção da educação para a sustentabilidade.
Os alunos fizeram uma saída de campo que lhes permitiu recolher a informação necessária à construção do Eco-Trilho, na app Wikiloc, já em contexto de sala de aula.
As saídas de campo constituem uma estratégia que, bem planeada e explorada, permite a observação direta de materiais geológicos num contexto familiar e próximo dos alunos. A abordagem da Geologia numa saída de campo deste tipo, apresenta-se como uma perspetiva diferente e complementar do trabalho em sala de aula ao revelar os conteúdos geológicos na sua aplicação quotidiana.
Objetivos a atingir:
Contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a perspetiva CTSA no ensino das Ciências;
Promover a articulação disciplinar. Neste caso a disciplina de Biologia e Geologia e o projecto Eco Escolas.;
Discutir potencialidades de contextos urbanos no ensino e aprendizagem das Ciências;
Reconhecer a importância dos recursos geológicos no desenvolvimento das aldeias, vilas, cidades. Neste caso, a vila de Figueiró dos Vinhos.
Partilhar exemplos de recursos didáticos que podem ser utilizados em diferentes níveis de escolaridade, para conhecer a geologia dos centros urbanos;
Criar métodos e ferramentas que permitam diversificar ambientes de aprendizagem, dando ênfase à realização de atividades de campo;
Divulgar locais com elevado interesse científico e pedagógico para o ensino da Geologia.
O Património natural e construído em Figueiró dos Vinhos no Ensino da Geologia:
Os recursos geológicos na construção e ornamentação de edifícios.
Os azulejos tradicionais de fachada: matérias-primas; enquadramento social e histórico; anomalias e principais causas.
A diversidade de recursos geológicos existentes no centro histórico da vila.
As aplicações dadas aos recursos geológicos existentes no centro da vila.
Partilha de exemplos de recursos didáticos construídos para o centro da vila.
Identificação, em carta geológica, das principais litologias regionais.
Construção de um guião para uma saída de campo de Geologia urbana presencial.
Construção de um percurso no Wikiloc para um percurso de Geologia urbana.
Identificação das principais rochas aplicadas na vila e a sua relação com as Aprendizagens Essenciais.
A Geologia e Paleontologia – alguns exemplos nas rochas ornamentais.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: