Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Centro de Infância Arte e Qualidade (Aveiro)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-escolas_Eco-trilho_CIAQCATL1/Eco-escolas_Eco-trilho_CIAQCATL2

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
1.77km (1º e 2ºano)/1.79km (3º e 4ºano)

Duração aproximada:
33mim/31min

N.º de postos/estações/paragens:
6(trilho 1º e 2º ano) /5(trilho 3º e 4º ano)

Tema do Trilho:
A natureza no centro da cidade de Aveiro (1º e 2ºano)
As salinas bem perto de nós (3º e 4ºano)

Temas das Estações:
Eco-escolas_Eco-trilho_CIAQCATL1 (1º e 2ºano)
Os sapos no lago
A flora no parque
A ponte pedonal
Árvores de fruto no parque
Floresta de Bambu
Espécies no lago
Eco-escolas_Eco-trilho_CIAQCATL2 (3º e 4ºano)
Espécies na Ria
Antiga casa abandonada
Antigas Salinas
Montes de Sal
Ponte Velha

Fichas de Estações:

Autores:
Eco-escolas_Eco-trilho_CIAQCATL1 (1º e 2ºano)
Eco-escolas_Eco-trilho_CIAQCATL2 (3º e 4ºano)

2 - Memória Descritiva

O projeto foi desenvolvido com o intuito de incentivar os hábitos de vida saudável das crianças e suas famílias. Foram realizados dois trilhos diferentes, um pelo 1º e 2ºano e outro pelo 3º e 4ºano. As crianças envolveram-se plenamente na construção do trilho, sempre muito atentas às diversas espécies que encontravam e à natureza ao seu redor, mostraram espírito de exploradores e de equipa.
O trilho realizado no parque da cidade foi muito importante no sentido de proporcionar a observação direta de elementos naturais e uma grande variedade de espécies animais em pleno centro da cidade.
O trilho realizado nas salinas permitiu a diversas crianças explorarem caminhos por entre as salinas pela primeira vez, ver de perto espécies que aí habitam e conhecer um pouco mais da história da cidade associada a essa área.
Estes trilhos proporcionaram momentos relaxantes, em que as crianças respiraram ar fresco e puro e apreciaram a natureza de perto. Foi também muito importante para conhecer o património natural de Aveiro e aprender coisas novas.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: