Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária de Caldas das Taipas (Guimarães)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola Secundária de Caldas das Taipas

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
5,7 km

Duração aproximada:
1 hora e 7 minutos

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade

Temas das Estações:
Estações 1, 2, 3, 6, 7 e 17 - Património;
Estações 8, 9, 10, 11, 13, 14, 15 e16 - Ambiente (água, parques e espaços verdes e zonas de lazer);
Estações 4, 5, 12 e 14 - Fauna e flora;
Estação 18- Agricultura biológica;
Estação 19- campismo.

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 12.º ano da turma 12CT2.

2 - Memória Descritiva

Imbuídos do espírito do programa Eco-Escolas e desafiados pelo “City Nature Challenge”, tendo o Laboratório da Paisagem como entidade representante da cidade de Guimarães, uma turma do 12.º ano da Escola Secundária de Caldas das Taipas (12CT2), no âmbito da disciplina de Educação Física, desenvolveu uma atividade de ciência cidadã, com o intuito de identificar biodiversidade selvagem, fauna e flora, e registar através de fotografia, um eco-trilho junto à escola, utilizando a aplicação “Wikiloc”. Os alunos antes de realizarem o trilho analisaram o regulamento da atividade, definiram o material necessário, instalaram e exploraram a aplicação Wikiloc nos seus telemóveis e, juntamente com o professor, definiram o número previsto de estações e os temas a abordar em cada uma. Após a realização do trilho completaram a informação e, em grupo, elaboraram o flyer.
O local escolhido foi um percurso na margem do Rio Ave, por ser um local rico em biodiversidade e algum património, privilegiando a passagem por espaços verdes, parques de lazer e praia fluvial.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: