Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Nobel Internacional School Algarve (Lagoa (Algarve))

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ Nobel Algarve

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
3,6Km

Duração aproximada:
60min

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Impacto antrópico na Bio e Geodiversidade

Temas das Estações:
Estação 1- Energia: a utilização de energias renováveis
Estação 2- Placar informativo: biodiversidade, água e património cultural
Estação 3 – Moínho de maré: património cultural, energia renovável e água
Estação 4 - Arrozal: paisagem geológica e água.
Estação 5 – Vinhas: Agricultura, industria e património cultural
Estação 6 - Indústria: Exploração dos recursos geológicos e impactos antrópicos.

Autores:
Nicole Coelho, aluna de Biologia 12º ano na Nobel Algarve
Sofia Knyazeva, aluna de Biologia 12º ano na Nobel Algarve
Catarina Fonseca, aluna de Biologia 12º ano na Nobel Algarve

2 - Memória Descritiva

Este projeto foi desenvolvido por 3 alunas de Biologia do 12º ano da Nobel Algarve British International School.
A motivação que levou à concretização deste trilho iniciou-se com a integração curricular no programa da disciplina de Biologia 12 e a realização de um projeto integrado no programa Eco Escolas. Com o decorrer do projeto, as alunas demonstraram grande interesse na realização de atividades ao ar livre e na divulgação das mesmas à comunidade em geral.
As alunas tiveram total envolvimento no desenvolvimento do trilho, desde a escolha da zona, à realização do percurso de reconhecimento do terreno, criação do percurso no Google Maps e elaboração do flyer.
Dentro do concelho em que se insere a escola, este local foi escolhido pela sua beleza natural, facilidade de acesso e por ser muito interessante em termos de Biodiversidade e Geodiversidade. O facto de ter um grande espelho de água torna-o mais agradável para passeios em dias quentes além de proporcionar uma variedade de seres vivos e paisagens.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade:

Alunas da Nobel Algarve junto ao espelho de àgua das Fontes de Estombar.