Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho (Maia)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
7D - Pedras Rubras - Capela da Nossa Senhora Mãe dos Homens - Monte das Pedras parte 1/ 7D - Monte das Pedras - Rio da Mina parte 2

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
O espaço exterior ambiental\ social \ cultural

Temas das Estações:
Biodiversidade
Educação Ambiental
Religião
Economia local
Geodiversidade
Cultura local

Fichas de Estações:

Autores:
alunos e professores do CT do 7D

2 - Memória Descritiva

Para implementação do PAFC, o CT do 7D decidiu abraçar o concurso Eco Trilhos. Todas as disciplinas estiveram envolvidas na sua concretização (ver link https://shorturl.at/fXrzm ). De forma muito entusiasta, comprometida e salutar os jovens pesquisaram e construíram a informação que deveria ser divulgada, em cada paragem/estação, previamente selecionada por um conjunto de professores (reconhecimento do trilho).
O percurso selecionado /trilho escolhido foi o que melhor apresentava pontos de paragem que fossem ao encontro dos temas que se pretendiam desenvolver por cada disciplina. Este percurso foi de muito interesse pois possibilitou um maior e real conhecimento do território que envolve a escola. Salienta-se o facto de durante a realização do percurso (por professores e alunos) a comunidade/população que íamos encontrando foi muito acolhedora e recetiva às nossas curiosidades e interesse em conhecer o ambiente, cultura e sociedade moreirense, atual e de outrora.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: