Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (Portimão)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
“Por Zonas Nunca Antes Caminhadas”.

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade - Vegetação e Rochas

Temas das Estações:
1- Museu de Portimão
2- Convento de São Francisco
3- Vegetação e Rocha
4- Água de Portimão
5- Biodiversidade
6- A sustentabilidade do Oceano

Fichas de Estações:

Autores:
Em conjunto com a turma chegámos a 6 estações (sempre aberta a sugestões), e os alunos já estão divididos pelas mesmas.
Estação 1 - museu (necessário estabelecer o contato), o Fábio e o Gonçalo realizarão uma breve introdução antes da entrada no mesmo.
Estação 2 - convento, a Elisa, o Martim e o Tiago, irão fazer uma breve apresentação sobre a história do convento.
Estação 3 - vegetação e tipo de rocha, a Érica e a Júlia, após pesquisa, comunicarão sobre espécies de vegetação mais comuns e tipo de

2 - Memória Descritiva

Este é o 1º ano desta turmaTRB1 (Técnico de Restaurante/Bar), são desde o início convidados a integrar as nossas atividades.
Tanto os alunos como a professoras da disciplina de Educação Física disponibilizaram-se a preparar esta atividade.
Entre várias propostas dos alunos que conhecendo alguns percursos deram várias ideias, decidiram ir à descoberta de outras zonas dentro da cidade que praticamente todos (Exceto professora), desconheciam, alguns por serem de outras zonas e outros porque ainda não tinha explorado a zona.
Decidiram que a zona reunia muitas condições para criar um conjunto de estações muito interessante.
As seis estações escolhidas foram muito diversificadas criando um conjunto de informações muito interessantes para maior conhecimento da Biodiversidade existente dentro da cidade, mas desconhecida pela maioria deste de alunos.
Todos os anos escolhemos uma turma de uma escola da região para fazer o Eco- Trilho connosco.
Este ano foi escolhida uma turma de 11º ano de fotografia da Escola Profissional Gil Eanes (Portimão), para fazer parte desta atividade.
Foi uma tarde magnifica de conhecimento, camaradagem e muita alegria.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: