Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Lisboa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Ecotrilhos ESEL pela mata de Alvalade. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
1,25 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
geodiversidade de zona envolvente da escola

Temas das Estações:
Estação 1. Juntos à descoberta
Estação 2. Lazer e convívio entre gerações
Estação 3. Conhecer a biodiversidade num momento de descontração (Fauna)
Estação 4. Observar a biodiversidade (Flora)
Estação 5. Descontração após atividades desportivas (caminhar, andar de bicicleta, triciclo…)
Estação 6- Hidratar para continuar

Fichas de Estações:

Autores:
Fátima Rodrigues, Emanuela Kalemba Nnsangu, Laura Viegas, Marisa Dinis

2 - Memória Descritiva

Na fase de preparação em reunião com os estudantes do Conselho Eco Escola o estimulo foi o tema “ Biodiversidade dos espaços verdes em território na zona abrangente da escola – pólo C. Gulbenkian”.
Emergiu o parque José Gomes Ferreira por mesma localização geográfica do pólo integrada na Freguesia de Alvalade. Contatada a Junta de freguesia na pessoa da vogal da área da Educação e Juventude, Saúde, Gabinete Animal, constituindo-se a parceria. Posteriormente houve partilha de informação , via email com o Gabinete de Comunicação e a Divisão de Espaços Públicos e Equipamentos da Junta de freguesia.
Construi-se um cartaz de divulgação e um flyer, com a colaboração do Gabinete de Comunicação e Imagem da ESEL e o Gabinete de Comunicação da Junta de Freguesia de Alvalade. Ambos com os símbolos das duas instituições divulgados pelas redes sociais das respetivas instituições.
Houve adesão à concretização do trilho por parte dos estudantes, docentes, não docentes, familiares e moradores da freguesia de Alvalade.
Elaboração dos objetivos do Ecotrilho Eco-Escola ESEL
• Conhecer o circuito do Eco trilho do Parque José Gomes Ferreira;
• Promover a prática de atividade física em contato com a natureza;
• Proporcionar um momento de convívio num espaço recreativo da freguesia de Alvalade;
• Conhecer a Biodiversidade do parque.
Cumprimos as 4 etapas do Design Thinking:
Etapa 1- Feel- estudantes desenharam numa folha pontos de interesse cultural, social e ambiental a partir de um espaço verde do território envolvente da escola. Pesquisa no google maps dos locais e respetivo trajeto do trilho.
Dois elementos da equipa percorreram previamente, a pé, o trilho para identificar no terreno as 6 estações. Foi contatada a junta de freguesia de Alvalade para pesquisa de informação existente e forma a divulgar.
Etapa 2- Imagine- O grupo reuniu e fez pesquisa documental e fotográfica das estações e seleção da mesma para constar no flyer a produzir.
Etapa 3- Create - seleção do material recolhido para constar nas 6 estações e no flyer a produzir. Elaboração da narrativa oral de um dos elementos do grupo para cada estação e da atividade que acompanha cada estação. Produção de um vídeo sobre o percurso do Ecotrilho com integração das 6 estações:
Etapa 4: Share- O trilho georeferenciado deve conter toda a informação necessária para o compreender e concretizar, incluindo a identificação dos autores.
Para divulgação e explicação do trilho.
Divulgação na NewsletterESEL
Eco-Trilho em Alvalade | ESEL - Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: