Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Caminhada das famílias

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
3,5 km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Caminhada das famílias - biodiversidade

Temas das Estações:
1 - Portas do Sol - visualização da Planície Ribatejana (Crematório de Santarém);
2 - Visualização do Rio Tejo (Ringue desportivo de Alfange);
3 - Observação das aves aquáticas (Igreja de Santa Maria da Graça);
4 - Portas do Sol - visualização da Planície Ribatejana (Crematório de Santarém).

Fichas de Estações:

Autores:
Nuno Martins

2 - Memória Descritiva

A Caminhada das Famílias insere-se no âmbito do Projeto Eco-Escolas no qual o nosso estabelecimento participa há alguns anos. No decurso deste ano letivo, voltamos a escolher, como uma das atividades a desenvolver, “Eco-Trilhos” que, tem como tema predominante, a Água. Este projeto pretende motivar para o conhecimento do território onde a escola se insere incentivando à criação de trilhos que, através da sugestão de experiências e atividades, deem a conhecer características ambientais e de sustentabilidade desses mesmos percursos, como por exemplo, o património natural e/ou cultural.
Trabalhar a água e a biodiversidade na disciplina de Estudo do Meio, envolvendo a Comunidade Educativa, fazendo a interdisciplinaridade com outras disciplinas nomeadamente a Expressão Físico-Motora e a Cidadania.
Ano de Escolaridade - 4º ano.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: