Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Colégio de Nossa Senhora do Rosário (Porto)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_CNSR

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Água e Biodiversidade

Temas das Estações:
Estação 1 – Varanda do Lago (Paisagens e Biodiversidade)
Estação 2 – Pavilhão da Água (Água)
Estação 3 – Ponte das Esferas (Água e Biodiversidade)
Estação 4 – Estadia dos Salgueiros (Paisagens e Biodiversidade)

Fichas de Estações:

Autores:
Delegados Ambientais 7.º ano CNSR

2 - Memória Descritiva

Aos Delegados Ambientais de 7.º ano foi proposto o desafio de, na disciplina de Geografia, criar um eco trilho no Parque Ocidental da Cidade que, dentro do possível, articulasse conhecimentos e competências de Geografia e Ciências Naturais. Aos Delegados foi facilitado material de apoio e cartografia sobre o Parque e foi criado um mapa colaborativo em Google Earth Web para serem inseridas as propostas de trilhos. Posteriormente os Delegados Ambientais (de diferentes níveis de ensino) realizaram uma visita guiada pelo Parque Ocidental, onde tiveram oportunidade de conhecer in loco os diferentes locais e pontos propostos. Durante a visita tiveram também oportunidade de completar o mapa colaborativo, georreferenciando espécies de fauna e flora identificados no Parque. No final e com base na experiência da visita guiada, os Delegados optaram por adaptar um percurso já existente (o Percurso da Água).

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: