Geração Verdão | Trabalhos 2024

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
O desafio “Geração Verdão” foi apresentado na assembleia geral de alunos e conselho escolar no início do ano letivo. Após exploração dos vídeos disponibilizados na plataforma “Geração Verdão”, envolvemos toda a escola na monitorização dos Ecopontos, incluindo as crianças do pré-escolar e alunos do 1º ciclo, pessoal docente e não docente, para identificar áreas a melhorar e tomar medidas concretas para promover a reciclagem e minimizar a produção de resíduos. Colocámos grelhas de monitorização em todas as salas e zonas comuns do edifício, plastificadas para reutilização e minimização do consumo de papel. A monitorização de todos os espaços foi feita semanalmente. Nas salas de aula, o professor e os alunos definiram um responsável semanal para verificar se os Ecopontos da sala estavam separados corretamente, preenchendo a respetiva grelha afixada na sala. Nas zonas comuns, as Assistentes Operacionais ficaram incumbidas dessa tarefa.
Para analisar os dados, na primeira semana de cada mês, no clube Eco-Escolas, a Brigada Verdão passava por todas as salas e zonas comuns e recolhia os dados. Constituída por dezassete alunos, a brigada funcionou de forma rotativa e mensal. A equipa responsável, composta por três alunos, usava um colete, chapéu e placa de identificação, de forma a incentivar o envolvimento dos participantes.  Os resultados foram afixados no cartaz da Brigada Verdão para serem divulgados para toda a comunidade escolar. Nas reuniões do Conselho Eco-Escolas, foram analisados e discutidos os resultados de forma a encontrar soluções para as falhas detetadas.
Neste ano letivo, o projeto “Brigada Verdão” foi dedicado ao tema "Eco-Heróis". Com o slogan "Um eco herói vou ser, se o ambiente quero proteger!", incentivámos os alunos a adotarem práticas sustentáveis no seu dia a dia, tornando-se verdadeiros defensores do meio ambiente. Cada turma tinha o objetivo de se tornar uma Eco-Turma, promovendo a separação correta dos resíduos, a redução da produção de lixo e o cuidado com a poupança de energia e água.
Na primeira semana de cada mês, a equipa da brigada verdão analisava as grelhas de monitorização semanal e as turmas que tivessem cumprido ao longo do mês os critérios de reciclagem e economia de recursos recebiam um selo, conquistando a distinção de Eco-Turma, através de um emblema que era colocado na porta da sala de aula, que era motivo de grande orgulho para os alunos. Para isso, a Brigada elaborou um cartaz "Top Eco Turma" onde registava a avaliação mensal da Brigada Verdão. Este sistema de recompensas fomentou uma competição saudável e um maior envolvimento dos alunos, que se empenharam em adotar comportamentos ecológicos tanto na escola como em casa.
Além dos resíduos, a Brigada monitorizou, em toda a escola, a água (torneiras, autoclismos, bebedouros e informação a apelar para a poupança de água junto das torneiras) e a energia (lâmpadas, computadores, aparelhos elétricos e informação a apelar para a poupança de energia junto dos interruptores, aparelhos elétricos e computadores).
Ao longo do ano letivo, foram realizadas várias ações de limpeza no recinto e nas imediações da escola, de forma a promover a participação dos alunos na manutenção do ambiente escolar e desenvolver habilidades de responsabilidade, trabalho de equipa e consciência ambiental.
Com estas iniciativas, os nossos Eco Heróis não só melhoraram o ambiente escolar, mas também desenvolveram um sentido de responsabilidade e cidadania ativa. O resultado foi extremamente positivo: nos meses de abril e maio, todas as turmas receberam o selo de Eco-Turma, cumprindo todos os requisitos sem nenhuma falha.
Foram explorados os conceitos de reciclagem, resíduos, energias renováveis/não renováveis, biocombustíveis, ciclo urbano da água, economia circular e foram realizadas algumas ações de informação/sensibilização com os alunos, nomeadamente “O cidadão e os resíduos sólidos urbanos”, “Separar para + reciclar”, “Água: um passaporte para a vida”, bem como as atividades lúdico- pedagógicas “Gotinha Saltitona” e “Funchal Sustentável”, “Os Amigos PAP” e “Eco-Amigos”, promovidas pela Unidade de Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal do Funchal. Também foram organizadas visitas de estudo à Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos, no Funchal.
Decorrente das ações de sensibilização e visitas de estudo supramencionadas, assim como através de pesquisas online nas aulas de TIC e nos livros existentes na biblioteca escolar, foi aprofundado o conhecimento sobre as consequências ambientais da incorreta separação dos resíduos. Para além disso, foram realizados diversos trabalhos sobre o tema, de forma a desenvolver o pensamento crítico na procura de soluções para os problemas ambientais que ameaçam o planeta.