Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Fotografias do trabalho realizado:
Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:
Memória descritiva:
A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal – é uma escola onde já está enraizada a cultura ecológica e onde todos ou quase estão conscientes de que a natureza é a nossa herança, por isso, tentamos o mais possível amá-la e respeitá-la.
Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Salas 2/3) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos (idade cronológica).
Este trabalho teve como objetivo geral responder ao Projeto Geração Verdão (Atividade 1 – Brigada Verdão) da ABAAE, desenvolvido em parceria com a Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal durante a colocação, nas cinco salas de aula da escola, de sacos para separação de resíduos, ofertados no Dia das Bandeiras Verdes, em Braga, a 13 de outubro de 2023.
Posteriormente, os alunos consultaram a página web do Projeto Geração Verdão para recolherem mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação.
Após a exploração desta informação, numa “mesa-redonda” e em estilo “brainstorming” os alunos, com orientação do adulto, decidiram implementar da seguinte forma a Brigada Verdão, para recolherem resíduos de embalagens usadas e resíduos de papel usado:
- Numa primeira fase, todos os alunos da escola separaram o lixo que produziam diariamente, a nível de sala, nos sacos mencionados anteriormente;
- Ao final do dia, cada sala, com os seus alunos, armazenou o lixo produzido em sacos de 100 litros (amarelos para as embalagens e azuis para o papel), colocados em locais específicos da escola (sacos amarelos – no exterior junto ao terreno da horta / sacos azuis – num corredor da escola);
- Quando estes sacos de 100 litros se encontravam cheios eram transferidos para uma garagem, pelos alunos das Salas 2/3 (responsáveis pela Brigada Verdão), para posteriormente serem recolhidos pelos responsáveis do Programa Eco-Valor. Esta parceria com este programa teve como objetivo promover boas práticas ambientais nos estabelecimentos de ensino em todo o país);
- Aquando destas transferências, os alunos da Brigada Verdão realizavam o registo dos resíduos recolhidos, numa grelha de monitorização criada para o efeito;
- Posteriormente, esta equipa de alunos criou um cartaz com: a grelha de monitorização usada; uma tabela de registo, com informação sobre a quantidade de resíduos recolhidos, ao longo dos meses de atividade da Brigada Verdão e; um gráfico sobre a quantidade de embalagens e papel usados recolhidos, neste ano letivo, em contexto escolar (sala de aula).
A elaboração deste trabalho contou com a participação dos alunos ao longo de todo o processo, que, de uma forma individual e apoiada/orientada pelo adulto, colaboraram dentro das suas capacidades/competências6, promovendo a inclusão de todos neste desafio.
Com a realização desde trabalho/desafio foi possível: incentivar a recolha seletiva na sala de aula; contribuir para o aumento da separação para reciclagem, no contexto escolar e; trabalhar o tema da Economia Circular.
Este desafio ao longo da sua elaboração, também foi sendo divulgado na página do Facebook da Escola (processo e produto final).