Geração Verdão | Trabalhos 2024

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Este desafio foi realizado pelas 4 turmas do pré-escolar, tendo sido realizado um cartaz conjunto sobre os resíduos a colocar nos diferentes ecopontos.
No início do ano letivo, as educadoras apresentaram às crianças os 2 ecopontos da sala: o azul e o amarelo. Foram identificados os resíduos a colocar em cada um, bem como no lixo comum, tendo os mesmos sido relembrados diariamente.
A reciclagem de pilhas também foi realizada ao longo do ano.
As crianças aderiram com bastante entusiasmo à elaboração do cartaz e à separação dos diversos resíduos.
Por se tratarem de crianças do pré-escolar, a monitorização da brigada verdão foi feita com recurso a autocolantes com sorrisos e com as cores de cada turma, incentivando a continuação dos bons hábitos de separação dos resíduos. Ao longo do ano letivo verificou-se uma evolução positiva na separação correta dos mesmos.
Em maio, foi elaborado, pelas 4 turmas do pré-escolar, o cartaz que reflete o trabalho realizado ao longo do ano. Este foi afixado no placard Eco-Escolas, no átrio da escola, estando visível a todos os alunos, de modo a incentivar os restantes colegas da escola a fazerem a separação correta dos resíduos.