Geração Verdão | Trabalhos 2024

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Em todas as salas de aula da escola existem recipientes para a recolha seletiva de resíduos e cada turma tem uma grelha de registo dos responsáveis diários pela verificação da correta separação, elaborada pelo delegado ambiental da turma.
A sensibilização para a correta separação de resíduos foi realizada em todas as turmas na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e nos 5º anos reforçada por "sessões flash" dinamizadas por um técnico da Lipor.
Foi criada uma brigada verdão, com 3 alunas voluntárias que frequentam o 8º ano, orientada por uma professora. Desta equipa faz parte uma delegada ambiental, a qual foi o motor de todo o trabalho realizado, uma vez que revela um interesse particular por questões ambientais.
Mensalmente esta brigada monitorizou o desempenho de cada turma, fornecendo um feedback imediato com a atribuição de um smile (sorridente - Bem, triste - Mal e zangado - quando a má separação era reincidente) na folha de registo afixada.. Na primeira monitorização, que correspondeu ao mês de dezembro, verificou-se que grande parte das turmas ainda não tinham adotado os procedimentos necessários para a recolha seletiva, nomeadamente a afixação na sala de aula da folha de registo e como tal todos os delegados ambientais foram alertados e sensibilizados para a adesão ao projeto, através das coordenadoras do programa Eco-Escolas. Na monitorização realizada em janeiro constatou-se que a situação se mantinha, tendo sido dada esta informação aos diretores de turma das respetivas turmas e solicitado a sensibilização dos alunos para o cumprimento do estipulado. Após este procedimento, nos casos em que as turmas continuaram a não realizar uma correta separação bem como a não cuidarem da limpeza da sala a Brigada Verdão entendeu afixar na sala aula destas turmas um cartaz informativo/apelativo de uma adequada prática relativamente aos resíduos.
Na elaboração deste cartaz pretendeu-se ser claro, direto e incisivo, alertando para as situações concretas verificadas, mas de uma forma positiva. Para este fim, as alunas da brigada pediram opinião aos seus colegas de turma em relação às frases a selecionar, as cores a utilizar no cartaz e as imagens. A decisão foi a de colocar poucas imagens mas elucidativas do problema real e cores harmoniosas que representassem o ambiente natural. Depois desta auscultação, as alunas da brigada elaboraram os cartazes em formato digital e após impressão os mesmos foram colocados nas salas necessárias.
Após este procedimento verificou-se alguma melhoria, contudo existe ainda muito trabalho a fazer.