Geração Verdão | Trabalhos 2024

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Tendo como objetivo conscientizar os alunos e os membros da comunidade
escolar sobre a recolha seletiva de lixo na sala de aula, fomos desafiados a
participar da atividade 1 no âmbito do projeto Geração Verdão. A atividade consistiu
na criação da “Brigada Verdão”, realizada por alunos do 5o ao 7o ano. Durante os
meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2024, os alunos realizaram a
verificação da correta separação do lixo na sala de estudos do Centro de Atividades
Level UP, localizado na Escola Básica 2,3 Prof. Delfim Santos. Durante todas as
sextas-feiras, um aluno esteve responsável pela monitorização da reciclagem. Ao
final de cada mês, com a ajuda das professoras, foi feita uma média em
percentagem dos resultados obtidos. Na sala há três tipos de reciclagem: papel,
plástico e lixo orgânico.
Os alunos responsáveis pela “Brigada Verdão” participaram de modo ativo no
processo de preenchimento da grelha, no processamento da informação e na
divulgação dos resultados. Também atuaram na conscientização dos colegas para a
separação dos resíduos. Foram realizadas algumas sessões de formação, onde as
professoras exibiram vídeos sobre as diferentes possibilidades de utilização do
plástico, do cartão e do material orgânico como matérias-primas na indústria, para
incentivar e promover as práticas de separação do lixo em macro escala. Vimos, por
exemplo, o caso da construção de um Eco Parque infantil instalado na Quinta das
Hortas, no município de Vila Real. Essa iniciativa resultou do projeto “Para cá do
Marão, Embalagens Não”, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega através
dos EEA Grants e pela Secretaria Geral do Ambiente, onde cerca de 80% da sua
constituição é de material reciclado.
Notou-se um maior interesse pela prática da reciclagem quando as crianças e
jovens conseguem relacioná-las ao quotidiano, sendo assim imprescindível, a
escola ser um meio condutor para esse tipo de debates, bem como na promoção de
práticas mais conscientes e conectadas aos temas transversais à Economia
Circular, à Educação Ambiental e à Preservação da Natureza.