Geração Verdão | Trabalhos 2024

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola EB Viscondessa (Matosinhos)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Em Conselho do Eco-Escolas ficou decidido que se manteriam as diferentes brigadas. Posteriormente, formaram-se os grupos. Semanalmente, a Brigada da Reciclagem e a Brigada da Compostagem tiveram como tarefa verificar os recipientes colocados nas salas para separação dos resíduos, no sentido de avaliar se cada turma separou corretamente o lixo. O registo da sua avaliação foi feito nas tabelas que se encontram afixadas em todas as salas.
Antes de iniciarem a supervisão, os alunos do 4.º ano, que integram o Conselho Eco-Escolas, realizaram uma ação de sensibilização sobre reciclagem, tendo como público-alvo as crianças da Educação Pré-Escolar e os alunos do 1.º ano, uma vez que esta ação já tinha sido feita o ano letivo anterior para todos os alunos.
Os alunos que constituem a brigada dos repórteres Eco (responsáveis pela divulgação de informação e dinamização do Painel Eco) elaboraram um cartaz, utilizando as TIC, na aula de DAC, onde divulgam os resultados do desempenho das diferentes turmas no que diz respeito à correta separação dos resíduos. Para averiguar os resultados, recolheram as grelhas e fizeram o tratamento de dados até final de maio. Os registos manter-se-ão até final de junho.
Os resultados serão divulgados junto da comunidade na festa de encerramento, onde serão entregues certificados aos vencedores, reconhecendo assim as suas ações em prol da sustentabilidade.