Geração Verdão | Trabalhos 2024

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Redbridge School (Lisboa)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Na auditoria ambiental foi concluído que poderíamos separar melhor os resíduos gerados na sala de aula. Assim, foi decidido implementar o projeto da Brigada Verdão, de modo a identificar a causa.
Outras das conclusões da auditoria foi que havia muito papel que poderia ser reutilizado, mas que estava no caixote de lixo. Esta conclusão deu origem a um projeto separado da Brigada Verdão, denominado “Notebooks for EY” e que integrou os Global Actions Days, Activity 3- Climate ready through circular economy.
No que se refere especificamente ao objetivo de aumentar a recolha de resíduos de embalagens previsto na Brigada Verdão, informamos que o mesmo não é aplicável à nossa escola. A cozinha é onde se geram mais resíduos desta natureza, sendo a sua gestão eficiente, e não há resíduos de embalagens gerados pelos alunos.
A primeira monitorização foi feita pelos eco-delegados em Dezembro de 2023, em cada sala de aula, e concluiu-se que uma parte significativa das salas tinha mais do que um caixote de lixo, mas nem todos estavam identificados. Após esta monitorização houve necessidade de ajustar a grelha de monitorização, pelo que os dados apenas foram utilizados para a formulação da hipótese de trabalho.
Na reunião de eco-delegados seguinte, propôs-se a seguinte hipótese:
“Será que se os caixotes estiverem identificados, os resíduos são melhor separados?”
A Brigada Verdão foi constituída em modo rotativo, com os eco-delegados do 4º ano, 5ºano e do Year 8 e dois eco-voluntários dos mesmos anos a fazer a monitorização nas seguintes datas: 19 e 20/02/2024, 12 e 20/03/2024 e 17/04/2024 e 22/05/2024.
A grelha de monitorização avaliava se os caixotes estavam identificados e se o lixo estava corretamente separado. Foi utilizado um sistema de cores, verde (bom), amarelo (mais ou menos) e encarnado (mau).
Em Março foi realizada uma Assembleia de Turma com o 1º ciclo e o 5º ano onde foram apresentados os resultados e desafiado que cada classe rotulasse os seus caixotes.
Esta apresentação teve os efeitos desejados, tendo-se verificado uma melhoria nos resultados, quer ao nível da rotulagem, quer ao nível da separação dos resíduos, na monitorização de Abril.
Para promover a rotulagem dos restantes caixotes de lixo, a grelha de monitorização atualizada foi colocada no Painel dos Eco-delegados, com a pergunta: “Vês a tua Sala?” | “Do you see your class?”.
No dia 22/05/2024 foi feita a última monitorização.
As principais conclusões foram:
- A rotulagem dos caixotes fez com que o lixo fosse separado melhor.
- Os alunos mais velhos fazem mais lixo orgânico e menos papel e embalagens.
- Os alunos mais novos gastam mais papel e, às vezes, desperdiçam papel que poderia ser utilizado como rascunho (esta conclusão está ligada ao projeto “Notebooks for EY”)
- Nas salas do staff, costuma haver só um caixote, não rotulado, que tem todo o tipo de lixo, mas mais papel. Onde foi possível, colocou-se uma caixote para indiferenciado e outro para papel. Naquelas em que não foi possível, colocou-se, no corredor, as três opções de resíduos e em cada sala, um caixote para papel.
Foi elaborado um poster promovendo a rotulagem dos caixotes, contendo a grelha de monitorização, um gráfico mostrando a evolução no número de caixotes de lixo rotulados e a relação entre estes e o lixo separado.