Geração Verdão | Trabalhos 2024

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola EB1/PE/C de Santana (Santana)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
A monitorização foi realizada mensalmente, pelas equipas designadas para o efeito, no início do ano letivo.
Estas equipas, em colaboração com o docente que estava a trabalhar com elas nesse tempo letivo, percorriam a escola para monitorizar, não só os ecopontos, como também outros aspetos (água, energia, …)
A tabela de monitorização foi impressa apenas uma vez e plastificada. Cada vez que era realizada a monitorização, o docente que acompanhava a equipa, registava em fotografia os resultados obtidos que foram arquivados numa pasta criada para o efeito.
Após a análise dos vários registos fotográficos, foi possível verificar que, no início do ano letivo algumas turmas reciclavam pouco, colocando alguns materiais destinados ao papelão no lixo comum.
Desta feita, a equipa eco -escolas optou por solicitar à ARM – Águas e Resíduos da Madeira uma ação de sensibilização sobre a correta separação do lixo doméstico.
Foi evidente o aumento de materiais para reciclar, especialmente no ecoponto azul.
Desta forma podemos concluir que o trabalho da Brigada Verdão foi bastante eficaz, acima de tudo após a ação de sensibilização atrás mencionada.