Geração Verdão | Trabalhos 2024

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Esta proposta de atividade foi desenvolvida com alguns alunos do 1.º CEB e iniciou-se quando as restantes brigadas do Eco Escolas começaram a funcionar, em fevereiro. Reuniram-se todas as crianças, em conselho do 1.º CEB, para lançamento das brigadas. Foi explicado que esta brigada estaria aliada à brigada dos espaços interiores comuns, como as salas de aulas, corredores e casas de banho. Deste modo, as pessoas da brigada dos espaços interiores comuns estariam também encarregues da brigada verdão, supervisionando os caixotes de uma forma mais pormenorizada. Optou-se por fazer a monitorização dos caixotes de forma quinzenal (aproximadamente), de forma a termos um maior controlo e resultados mais positivos.
A monitorização dos caixotes ocorreu entre os dias 2 de fevereiro e 10 de maio, onde os responsáveis foram de forma alternada alunos do 4.º ano de escolaridade. Nos corredores e salas de aula apenas existem três tipos de caixotes: amarelo (plástico/embalagens); o azul (Papel/cartão); o preto (indiferenciado). O caixote verde (vidro) não é utilizado, uma vez que não se usam materiais de vidro naqueles espaços.
Neste sentido, foi criada uma ficha de monitorização dos caixotes, com três critérios, definidos pelas crianças do 4.º ano: correta separação, separação parcial e incorreta separação. A correta separação consiste na colocação de todos os materiais/objetos no respetivo caixote, a separação parcial consiste na colocação da maior parte dos materiais/objetos no respetivo caixote, tendo colocado 4 a 5 elementos de forma errada e a incorreta separação consiste na colocação de mais do que 5 materiais/objetos no caixote errado.
Na tabela de monitorização foi também criado um sistema de código para ajudar as crianças com mais dificuldade na leitura. Associou-se cada caixote à cor correspondente de reciclagem: Papel (azul); Plástico (amarelo) e preto/cinzento (indiferenciado). Também foi um sistema de cores para os critérios, correta separação (verde), separação parcial (amarelo) e incorreta separação (vermelho).
No final, com toda a tabela preenchida, os alunos do 4.º ano, em articulação com a temática de Dados da área de Matemática e com as TIC’S, organizaram e trataram os dados, construindo um gráfico com toda a informação recolhida. Foi importante articular esta temática dos resíduos à Matemática e às TIC’S, pois assim as crianças percebem que é possível haver uma articulação entre diferentes temáticas e que é possível recorrer às tecnologias para criar aprendizagens ativas, participativas e úteis para o futuro.