Geração Verdão | Trabalhos 2024

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola EB1/JI Agualva Nº2 (Sintra)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
A reciclagem é tema recorrente trabalhado nas aulas. Todas as salas já fazem a separação de resíduos, mas verificou-se que nem sempre separavam corretamente. As turmas do 2º ano escolheram as palavras a colocar em cada contentor e pintaram os 17 cartazes que se fizeram para distribuir pelas turmas do pré-escolar e 1º ciclo. O cartaz foi apresentado no conselho eco escola. Depois os alunos do 2ºano, delegados eco escolas, foram sensibilizar e relembrar todas as turmas sobre as regras de separação de resíduos.
Alunos das turmas deram a sugestão de dar pontos às turmas que cumprissem. Assim, elaboraram uma grelha simples e mensalmente (em dia aleatório) os delegados vão às salas ver os cestos dos resíduos.
Foram também ensinando a espalmar os pacotes e dando dicas às turmas que têm pontuação mais baixa.
No fim do ano letivo será dada uma medalha "Geração Verdão" às turmas com pontuação máxima.
Na escola criou-se também uma brigada que recolhe os resíduos que aparecem no espaço do recreio. A brigada tem uma organização rotativa entre todas as turmas da escola.