Geração Verdão | Trabalhos 2024

ATIVIDADE 2 – Hino do Verdão

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (Braga)

Escalão: Escalão 2: Escolas do 2º e 3º Ciclo

Nome e idade dos alunos:
Ana Ferreira, 15; André Mouta, 14; Bárbara Silva, 15; David Macedo, 15; Eva Peixoto, 15; Gabriel Soares, 15; Gonçalo Araújo, 15; Heitor Amorim, 15; Inês Rocha, 15; Joana Martins, 15; João Fernandes, 15; José Ramôa, 15; Luana Alves, 14; Luísa Lima, 15; Luísa Gomes, 15; Mafalda Bueso, 14; Margarida Figueiras, 14; Maria Gomes, 14; Marta Faria, 15; Pedro Malheiro, 15; Rodrigo Meireles, 15; Santiago Matos, 15; Sofia Gomes, 15 - alunos da turma A do 9.º ano.

Letra do hino:
Hino
Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
1.
P`rá vida na Terra existir,
Os consumos temos de reduzir
P`rá floresta preservar
Puro ambiente desfrutar
Sustentável praticar!
Tudo o que no chão cair
No oceano irá surgir
Só vamos melhorar
Quando a atitude mudar
Não dá p`ra do amanhã fugir
Refrão
Vamos agir, vamos agir
Prevenir e reduzir!
2.
Muito podemos fazer
Simples gestos o mundo mover
Economia circular
Temos sempre de praticar
Ao trabalho! Vamos lutar!
Na energia temos de limitar
Combustíveis fósseis a evitar
A energia renovável
É o futuro, bem provável
O amanhã será mais saudável!
Refrão
Vamos agir, vamos agir
Prevenir e reduzir!

Memória descritiva do trabalho:
Como estamos num Conservatório de Música - Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (CMCG) - decidimos apresentar o nosso próprio Hino do CMCG com intuito de alunos e demais comunidade educativa assumirem um compromisso de conservar e proteger o ambiente, através de atitudes e ações concretas de sustentabilidade e fazendo jus ao facto da linguagem comum de todos os nossos alunos ser a Música. Desta forma fez-se a ponte entre a música e a mensagem a transmitir.
Para a realização do Hino seguiu-se a seguinte metodologia:
- num primeiro momento foi escrita a letra, com os alunos de 9.º ano nas aulas de Ciências Naturais, tendo em conta as preocupações dos alunos sobre esta temática;
- seguiu-se a composição da música para diferentes instrumentos e vozes;
- na disciplina de ensemble de sopro foi ensaiada a música por um quinteto de metais;
- na disciplina de coro do 3.º ciclo secundário foi ensaiada o canto;
- por último, na disciplina de orquestra os alunos ensaiaram em conjunto, para posteriormente ser apresentado a toda a comunidade educativa.
“Vamos agir, Vamos agir, prevenir e reduzir!”

Gravação em áudio ou vídeo, do hino cantado pelos alunos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.