Geração Verdão | Trabalhos 2024

ATIVIDADE 3 – Ilustração de EcoBag

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

Escalão: Escalão 3: Ensino secundário, profissional e superior

Três fotografias, uma para cada Ecoponto:

Memória descritiva:
No âmbito da Unidade Curricular de Gestão de Resíduos II do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Politécnico de Lisboa, foi proposto a realização de um trabalho final de entre várias atividades incluídas no projeto Geração Verdão, uma parceria entre o Eco-Escolas e a Novo Verde. A opção recaiu na ilustração EcoBag, num trabalho realizado em Canva®, pelas alunas Alina Narciso, Inês Roque do Vale, Inês Palma e Mariana Mota.
A ideia para as três ilustrações surgiu inicialmente pela criação do conceito das frases que iriam servir como a “mensagem que apela à deposição seletiva de resíduos”. Este é de que cada EcoBag representa um “meio” diferente que recebe os respetivos resíduos, e que é usado ironicamente, sendo que, por exemplo, na ilustração do Plástico, na realidade, o meio é prejudicado pela deposição destes mesmo resíduos.
A ilustração do EcoBag do Plástico e Metal, tem representado o meio marinho e alguns elementos do respetivo ecossistema, juntamente, e em contraste, os resíduos que afetam negativamente este meio, em fundo amarelo.
Na ilustração do EcoBag do Papel e Cartão, o meio representado é uma floresta em conjunto com os respetivos resíduos, em fundo azul
Finalmente, a ilustração do EcoBag do Vidrão, representa uma praia, com a deposição de resíduos de vidro a ser ilustrada.
Todas as ilustrações juntas, seguindo a ordem acima descrita (plástico e metal, papel e cartão e vidro), apresentam uma ligação e continuidade entre si, através de ondas a azul e a branco no fundo, sendo que, toda a cor branca no fundo das diferentes ilustrações, corresponde à área transparente do desenho, onde se pretende realçar a cor correspondente do respetivo EcoBag.