Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Intervenientes:
Na realização desta atividade foram envolvidos alunos do 8ºano de escolaridade (Ema, Luana, Inês, Núria, Gonçalo, Francisco e Inês) e docentes de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais, articulando conteúdos disciplinares.
A exposição realizou-se na biblioteca da escola sede do Agrupamento para toda a comunidade educativa e feito o convite a toda a comunidade educativa para virem apreciar o trabalho desenvolvido.
Foram mobilizados para esta exposição os trabalhos elaborados pelos alunos de 12ºano sob o tema “Escultura Zoomórfica– projeto 3D” em que alunos da Oficina de Artes de 12ºI, sob a orientação do professor João Pessanha, elaboraram esculturas zoomórficas de animais/ambientes em perigo de extinção devido às ações do homem, com materiais reciclados/aproveitados.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Fase 1: Pesquisa e Seleção do Tema Os alunos iniciaram o projeto com uma pesquisa aprofundada sobre o tema "Tráfico Ilegal de Espécies". Ficaram surpreendidos com a quantidade e a variedade de espécies traficadas, superando suas expectativas iniciais. Durante esta fase, perceberam a gravidade do problema e a necessidade de sensibilizar a comunidade escolar. Com base na pesquisa inicial, selecionaram as espécies que iriam apresentar na exposição, escolhendo aquelas que consideraram mais representativas e impactantes.
Fase 2: Desenvolvimento dos Conteúdos Com a seleção das espécies concluída, os alunos dedicaram-se a aprofundar a pesquisa sobre cada uma delas. Esta etapa envolveu a recolha de informações detalhadas sobre as características físicas das espécies, as razões pelas quais são traficadas, os países que mais se envolvem nesse comércio ilegal e algumas curiosidades pertinentes. Em seguida, elaboraram cartazes informativos para a exposição, garantindo que cada cartaz fosse visualmente atraente e educativo.
Fase 3: Criação de Elementos Interativos Após uma reflexão coletiva, os alunos decidiram que a exposição deveria ser mais interativa para envolver melhor os visitantes. Assim, criaram puzzles com fotos das espécies escolhidas. A ideia era que, após lerem sobre a espécie em questão, os visitantes pudessem montar o puzzle, facilitando a retenção da informação de forma lúdica e interativa.
Fase 4: Coordenação do Espaço da Exposição Para organizar a exposição, os alunos contactaram a coordenadora das bibliotecas escolares para reservar o espaço e discutir as necessidades logísticas. Durante a reunião, a coordenadora mencionou um projeto paralelo, coordenado por um professor de Oficina de Artes, onde alunos criaram esculturas de animais com materiais reutilizados. Assim, decidiu-se incluir algumas dessas esculturas na exposição, enriquecendo a experiência dos visitantes e destacando a importância da reutilização de materiais.
Fase 5: Montagem e Apresentação da Exposição Finalmente, os alunos, com a colaboração dos professores e coordenadora da biblioteca escolar montaram a exposição. Os cartazes informativos foram dispostos ao lado dos puzzles e das esculturas, criando um ambiente educativo e interativo. Esta fase envolveu a disposição cuidadosa dos elementos para garantir uma experiência coesa e informativa para os visitantes.
Conclusão O processo de conceção e elaboração do trabalho foi enriquecedor e colaborativo, permitindo que os alunos desenvolvessem habilidades de pesquisa, organização e trabalho em equipa. A exposição sobre o Tráfico Ilegal de Espécies não só sensibilizou a comunidade escolar sobre este problema grave, mas também proporcionou uma experiência interativa e educativa, destacando a importância da proteção das espécies e do meio ambiente.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Pesquisa de Informação
A metodologia do projeto iniciou-se com uma pesquisa aprofundada sobre o tráfico ilegal de espécies. O objetivo era compreender a magnitude do problema, as espécies mais afetadas e as consequências ambientais e económicas do tráfico ilegal.
Síntese e Compilação de Materiais
Com base na pesquisa realizada, os alunos sintetizaram e compilaram os dados recolhidos. Selecionaram as espécies mais representativas e impactantes para a exposição. Cada aluno foi responsável por uma espécie, garantindo uma pesquisa detalhada sobre as características físicas, motivos do tráfico, principais países envolvidos e curiosidades.
Elaboração de Cartazes
Os alunos elaboraram cartazes informativos para cada espécie selecionada. Utilizaram ferramentas digitais (canva) para criar cartazes visuais e atraentes, combinando texto explicativo com imagens impactantes. Os cartazes incluíam informações sobre as características físicas das espécies, as razões para o tráfico, os principais países envolvidos e curiosidades relevantes.
Organização do Espaço a Expor
A organização do espaço da exposição foi cuidadosamente planeada. Os alunos, em colaboração com a coordenadora da biblioteca e o professor de Artes, definiram a disposição dos cartazes, puzzles e esculturas. A disposição dos elementos foi pensada para criar um fluxo lógico e convidativo para os visitantes, facilitando a compreensão e a interação com os conteúdos apresentados.
Impressão e Recorte dos Puzzles
Para tornar a exposição mais interativa, os alunos criaram puzzles com imagens das espécies selecionadas. Cada puzzle foi impresso, plastificado e recortado manualmente pelos alunos. Os puzzles foram disponibilizados na exposição para que os visitantes pudessem montá-los após lerem as informações nos cartazes, proporcionando uma experiência lúdica e educativa.
Resultados da Implementação
Apesar de a exposição estar aberta há pouco tempo, o sucesso já é visível. Várias pessoas da comunidade educativa visitaram e interagiram com a exposição, demonstrando grande interesse pelos temas abordados. A exposição estará disponível até ao final do ano escolar, e espera-se que atinja plenamente os seus objetivos de sensibilização para o tráfico de animais e a ameaça à biodiversidade do planeta.
A resposta positiva dos visitantes, juntamente com a interação ativa com os puzzles e esculturas, indica que a metodologia utilizada foi eficaz em captar a atenção e transmitir a importância da conservação das espécies e do combate ao tráfico ilegal. Os alunos sentiram-se motivados e gratificados ao verem o impacto do seu trabalho na comunidade escolar.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/trafico-animais.htm
https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2022/04/15/trafico-online-de-animais-selvagens-segue-forte-no-facebook-aponta-relatorio.ghtml
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-animais-mais-traficados-do-planeta/
https://www.icnf.pt/
https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/especies-invasoras
https://www.publico.pt/2016/06/04/ecosfera/noticia/trafico-ilegal-de-flora-e-fauna-selvagem-movimenta-27-mil-milhoes-de-euros-anuais-1734089
https://aspea.org/
https://www.nationalgeographic.pt/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pongo_pygmaeus
https://www.publico.pt/2022/05/15/azul/noticia/desflorestacao-deixa-tres-especies-orangotangos-risco-indonesia-2004700
https://www.zoo.pt/pt/conhecer/animais/anfibios-e-outros/axolote/
https://www.dw.com/pt-002/chifres-de-rinocerontes-transformados-em-j%C3%B3ias-pelos-traficantes/a-40568390
https://www.zoo.pt/pt/conhecer/animais/mamiferos/rinoceronte-branco/
https://jra.abaae.pt/plataforma/artigo/trafico-ilegal-especies/
https://www.publico.pt/2012/10/15/p3/noticia/lemures-de-madagascar-estao-entre-os-25-primatas-mais-ameacados-do-planeta-1814633
https://anda.jor.br/trafico-de-animais-pode-ter-causado-morte-de-lemure-por-tuberculose
https://www.icnf.pt/api/file/doc/4dac27901afe99a7

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Este trabalho, sobre o tráfico ilegal de espécies e sua exposição em ambiente escolar foi uma excelente oportunidade para articular diversas aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas, bem como os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). A seguir, apresentamos a forma como se procurou articular essas aprendizagens:
- Ciências Naturais: Conhecimento sobre biodiversidade, ecossistemas, conservação da natureza, espécies ameaçadas e os impactos do tráfico ilegal de espécies.
- Cidadania e desenvolvimento: Direitos Humanos: houve a oportunidade de discutir o direito das espécies à vida e à preservação, bem como o impacto do tráfico ilegal na biodiversidade e no equilíbrio ecológico; Desenvolvimento sustentável: explorou-se a importância da conservação das espécies para a sustentabilidade ambiental e os efeitos negativos do tráfico sobre os ecossistemas; Bem-estar animal: pode-se refletir sobre a crueldade envolvida no tráfico de animais, as condições deploráveis a que são submetidos e a importância do bem-estar animal.
Para além destas aprendizagens, os alunos, ao serem envolvidos neste trabalho ainda puderam desenvolver outras, preconizadas no perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, tais como: Pesquisa e seleção de informação; Trabalho em grupo e relacionamento interpessoal; desenvolvimento do espírito crítico e criativo, produção de conteúdos (saber); organização de uma exposição e envolvimento da comunidade escolar.
Assim, este projeto não só enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre um tema de grande relevância, mas também promoveu uma cidadania ativa e consciente, alinhada com os objetivos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Vídeo de apresentação da exposição (opcional):

https://www.canva.com/design/DAGGjVccCss/VyNMXXWMH-g0dgFZoWhzCA/watch?utm_content=DAGGjVccCss&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor