Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Intervenientes:
Comunidade Escolar: Professores, alunos, diretores, e pessoal administrativo.
Comunicação Local: Revista TER e redes sociais.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
O projeto "Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma Via para a Extinção" foi desenvolvido no contexto de aulas de Biologia, onde se iniciou uma discussão sobre o tráfico ilegal de espécies. Este tema foi aprofundado através de uma exploração orientada e pesquisa na internet, utilizando fontes como https://ecoescolas.abaae.pt/2023-2024-projetos-eco-escolas/operacao-sem-fronteiras/enquadramento/, a Lista Vermelha da IUCN (https://www.iucnredlist.org/) e o "REGULAMENTO (UE) 2023/966 DA COMISSÃO de 15 de maio de 2023".
Planeamento Inicial:
Discussão inicial em aula sobre o tráfico ilegal de espécies.
Formação de grupos de alunos para pesquisa e seleção da espécie alvo de tráfico a ser abordada no trabalho.
Desenvolvimento dos Modelos:
Definição dos modelos a elaborar: ficha técnica, ilustração e modelo 3D.
Recolha de dados e criação dos materiais educativos com base nas fontes pesquisadas.
Montagem da Exposição:
Preparação e montagem da exposição no átrio da escola.
Criação de painéis informativos e expositores com os modelos desenvolvidos pelos alunos.
Debate e Conscientização:
Realização de um debate final com a turma sobre as questões económicas e ecológicas do tráfico ilegal de espécies.
Discussão sobre o impacto ambiental e a importância da conservação da biodiversidade.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
A metodologia aplicada foi interdisciplinar e envolveu pesquisa ativa, trabalho de projeto e atividades colaborativas. Os alunos desenvolveram competências de investigação, análise crítica e comunicação através da criação de materiais educativos e da organização da exposição.
Resultados:
A exposição atraiu uma ampla participação da comunidade escolar, gerando conscientização sobre o tema.
Os alunos demonstraram um aumento significativo no entendimento sobre o impacto do tráfico ilegal de espécies e a importância da conservação.
O debate final reforçou a importância da ação coletiva e individual na preservação ambiental.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Eco-Escolas: https://ecoescolas.abaae.pt/2023-2024-projetos-eco-escolas/operacao-sem-fronteiras/enquadramento/
Lista Vermelha da IUCN: https://www.iucnredlist.org/
Regulamento (UE) 2023/966: Legislação da UE sobre comércio internacional de espécies ameaçadas.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
O projeto foi integrado nas aprendizagens essenciais das seguintes disciplinas:
Biologia: Investigação sobre espécies ameaçadas e impacto ecológico do tráfico ilegal.
Integração: Estudo das áreas geográficas mais afetadas pelo tráfico ilegal de espécies.
Cidadania e Desenvolvimento: Reflexão sobre responsabilidades individuais e coletivas na conservação da biodiversidade.
Este trabalho também reforçou o pensamento crítico e reflexivo: Avaliação das causas e consequências do tráfico ilegal; Responsabilidade e Participação: Envolvimento ativo dos alunos na criação e divulgação da exposição; Sustentabilidade Ambiental: Sensibilização para a importância de comportamentos sustentáveis e ecológicos.
O projeto "Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma Via para a Extinção" educou e sensibilizou a comunidade escolar sobre uma questão ambiental crucial, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento de competências essenciais. Esta iniciativa preparou os alunos para serem cidadãos conscientes e participativos, comprometidos com a preservação do nosso planeta.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Apelo à visita da exposição no hall da escola

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto: