Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Colégio do Sagrado Coração de Maria (Lisboa) (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Intervenientes:
- 4 turmas de alunos do 5ºAno (106 alunos);
- turma do 6ºE (23 alunos);
- 4 professoras (Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento);
- 2 professoras Coordenadoras do Projeto Eco-Escolas.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Alunos do 5ºAno:
Planeamento e desenvolvimento de trabalhos em grupo (cartazes), em contexto letivo, na disciplina de Ciências Naturais, sobre a Biodiversidade Animal e o Tráfico de espécies animais - razões para o tráfico e medidas a adotar para o evitar;
Apresentação oral dos trabalhos em contexto de sala de aula.
• Alunos do 6ºE:
Recolha de informação sobre animais em risco, nas disciplinas de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento, execução de cartazes e de máscaras faciais sobre os animais escolhidos;
Escolha das roupas com as cores adequadas para cada animal a representar.
• Exposição dos trabalhos (cartazes) no átrio principal do edifício 1, do Colégio, e exposição viva dos personagens animais, com prestação de informações e esclarecimentos à Comunidade Educativa sobre os conteúdos abordados, para sensibilização e alerta sobre o impacto do tráfico e extinção de espécies.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
• Trabalho de Projeto em Grupo - guião fornecido pelas professoras, pesquisa e recolha de informação em diversas fontes, envolvendo capacidade de reflexão, pensamento crítico, colaboração e tomada de decisões em grupo;
• Desenvolvimento de competências de Exposição Oral - Saber científico e comunicação em Conservação da Biodiversidade;
• Sensibilização da Comunidade Educativa - Divulgação de informação, envolvimento multidisciplinar, mobilização de recursos diversos, consciencialização de comportamentos a adotar e o seu impacte na conservação da Biodiversidade.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Diversos sites na internet, para pesquisa de imagens, vídeos e informação; Biblioteca do Colégio; Manuais de Ciências Naturais 5ºAno.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
O projeto desenvolvido articula-se com as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Ciências Naturais do 5º Ano, nomeadamente:
- Caracterizar alguma biodiversidade existente a nível local, regional e nacional, apresentando exemplos de relações entre a flora e a fauna nos diferentes habitats;
- Identificar espécies da fauna e da flora invasora e suas consequências para a biodiversidade local;
- Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação;
- Valorizar as áreas protegidas e o seu papel na proteção da vida selvagem.
Em relação à Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, o trabalho insere-se nos seguintes Domínios:
- Desenvolvimento Sustentável;
- Educação Ambiental;
- Bem-estar animal.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Vídeo de apresentação da exposição (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.