Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Intervenientes:
Professora Titular de Turma, alunos e famílias

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
O trabalho teve início com a exploração das regras de partcipação no Desafio Operação Sem Fronteiras. De seguida, foi explorado o tema da extinção dos animais e das causas que podem levar a essa extinção. Fizemos também a distinção entre as expressões “extinção”, “em perigo de extinção”, “em perigo”…
Os alunos partilharam as suas opiniões e esclareceram-se dúvidas. Elencaram-se algumas espécies que poderiam correr risco de extinção ou que poderiam estar ameaçadas. Visualizamos o vídeo disponibilizado no site da ABAAE e foi referido o projeto “Quebra o silêncio”.
Depois desta aula, cada aluno ficou encarregue de, em casa e com a ajuda da família, escolher um animal. Na aula seguinte, cada um partilhou com a turma o animal que escolhera e deram início ao desenho (primeiro numa folha A5, depois A4 e, por fim, A3, para que fosse mais fácil desenharem o animal em tamanho maior). Através do computador pessoal, cada aluno pôde evr imagens do “seu” animal e passar à fase da pintura.
Através da internet, consultando os sites do Jardim Zoológico de Lisboa e da BioDiversity4All, e de alguns livros conseguiram descobrir a informação relativa às ameaças de cada um dos animais.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
A metodologia utilizada passou, essencialmente, pelo diálogo e partilha de vivências e experiências, conhecimentos e dúvidas. O trabalho que culminou na organização da exposição suscitou nas crianças uma grande curiosidade em saber como era o animal do colega e por que razão está em perigo. O facto de haver na turma crianças brasileiras que já conheciam alguns dos animais “distantes”, constituiu mais um motivo de aproximação entre as crianças.
A exposição que está patente no polivalente da escola tem suscitado grande curiosidade na comunidade escolar, pois está num local de passagem de todos e de grande visibilidade.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Foram consultados os sites do Jardim Zoológico de Lisboa, da BioDiversity4All e outros como o da Ciência Viva. Também utilizamos livros/ enciclopédias.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
No segundo semestre o tema da Cidadania e Desenvolvimento é “Educação Ambiental”. Logo, a temática deste desafio enquadra-se perfeitamente nos Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Da mesma forma, vai de encontro às Aprendizagens Essenciais nas áreas de Português (identificar informação explícita no texto; falar com clareza e articular de modo adequado as palavras; usar a palavra na sua vez e empregar formas de tratamento adequadas na interação oral, com respeito pelos princípios de cooperação e cortesia); Estudo do Meio (relacionar ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à Natureza); Artes Visuais (experimentar possibilidades expressivas dos materiais; escolher técnicas e materiais de acordo com a intenção expressiva das suas produções plásticas; apreciar os seus trabalhos e os dos seus colegas, mobilizando diferentes critérios de argumentação).

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto: