Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Escola Secundária de Santa Maria (Sintra)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Intervenientes:
Os intervenientes na elaboração da exposição foram os alunos de Biologia das 4 turmas do 12 ºano dos Cursos Científico-Humanísticos. A exposição está presente na nossa Escola desde o dia 13 de maio até ao final do ano letivo. Posteriormente a exposição irá transitar para as outras Escolas do agrupamento. Foi divulgada na página da nossa Escola e na newsletter do agrupamento.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
• Sensibilização da problemática em causa nas aulas de Biologia, em articulação com as aprendizagens essenciais presentes no Domínio 5 - Preservar e Recuperar o Ambiente.
• Realização de trabalho de pesquisa pelos alunos, promovendo a investigação de questões-problema sobre a conservação da biodiversidade.
• Execução do trabalho em grupos colaborativos, dando prioridade à utilização de materiais reciclados.
• Divulgação/apresentação oral às turmas dos trabalhos finais, em sala de aula das Escola do nosso agrupamento
• Exposição dos trabalhos realizados na nossa escola numa zona acessível a toda a comunidade escolar.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
• Formação de grupos de trabalho em cada turma.
• Cada grupo de trabalho selecionou um tema específico inserido na temática geral proposta (tráfico ilegal de espécies), mantendo a obrigatoriedade de explorar um caso-estudo presente no Vietnam;
• Cada grupo elaborou a sua maquete tridimensional utilizando, preferencialmente, materiais reciclados ou reutilizados, acompanhada de pequenos destaques informativos e "QR codes" contendo informação mais desenvolvida (evitando a utilização excessiva de cartazes, diminuindo a pegada ecológica da nossa escola e promovendo a utilização de novas tecnologias).
• Os grupos de trabalho apresentaram os seus projetos às turmas da nossa Escola ou de outra escola do agrupamento.
• Os alunos participaram na montagem da exposição com todos os trabalhos realizados, juntamente com painéis informativos para complementar a sensibilização de toda a comunidade escolar para a problemática em causa.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Foi sugerido aos alunos que começassem por explorar os sites das instituições “WWF” e “CITES”, no entanto, foi ainda pesquisada muita informação em outras fontes digitais, que ficaram registadas na bibliografia dos trabalhos realizados.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Os trabalhos realizados foram articulados com as seguintes aprendizagens essenciais da disciplina de Biologia do 12º ano de escolaridade:
• Pesquisar e sistematizar informações, integrando saberes prévios, para construir novos conhecimentos.
• Realizar atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades práticas.
• Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
• Interpretar dados relativos a uma situação de problemática ambiental.
• Planificar e realizar atividades práticas (ex. pesquisa, entrevistas, atividades laboratoriais ou exteriores à sala de aula, organização de folhetos, exposições ou debates) sobre o tema escolhido.
• Realizar intervenções de cidadania responsável (exequíveis e fundamentadas) orientadas para prevenir/ minimizar/ remediar a problemática em estudo.
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, os trabalhos realizados foram ainda contextualizados no domínio da “Educação Ambiental”.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto: