Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024
Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Leiria)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Intervenientes:
A atividade teve como intervenientes principais os alunos do 8.º ano de escolaridade, tendo sido desenvolvida maioritariamente nas aulas ade Ciência Naturais e de EV. A exposição foi realizada no polivalente, um espaço frequentado por toda a comunidade educativa.
Memória descritiva
Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
A conceção e a elaboração dos trabalhos foram desenvolvidas sobretudo fora da sala de aula, nos momentos livres, individualmente e em grupo, e em algumas aulas de EV.
Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Os trabalhos foram realizados com recurso a materiais reutilizáveis, complementados com cola, tintas e alguns materiais específicos. A exposição teve uma aceitação muito positiva por parte de comunidade educativa em geral.
Fontes de pesquisa mobilizadas:
As fontes de pesquisa foram maioritariamente sítios disponíveis na Internet, tendo sido também abordado o tema do comércio ilegal de espécies diversas vezes ao longo do ano, durante a abordagem dos conteúdo e aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais.
Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais em destaque nesta temática:
Analisar criticamente exemplos de impactes da ação humana que condicionem as teias alimentares, discutindo medidas de minimização dos mesmos nos ecossistemas; Analisar criticamente exemplos teoricamente enquadrados acerca do modo como a ação humana pode interferir nos ciclos de matéria e afetar os ecossistemas; Discutir causas e consequências da alteração dos ecossistemas, justificando a importância do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e do modo como a sua gestão pode contribuir para alcançar as metas de um desenvolvimento sustentável; Discutir opções para a conservação dos ecossistemas e o seu contributo para as necessidades humanas, bem como a importância da ciência e da tecnologia na sua conservação; Distinguir catástrofes de origem natural de catástrofe de origem antrópica, identificando as causas das principais catástrofes de origem antrópica e valorizando saberes de outras disciplinas (ex.: Geografia); Explicar o modo como a poluição, a desflorestação, os incêndios e as invasões biológicas podem afetar os ecossistemas; Discutir medidas que diminuam os impactes das catástrofes de origem natural e de origem antrópica nos ecossistemas, em geral, e nos ecossistemas da zona envolvente da escola, em particular; Discutir os impactes da exploração/transformação dos recursos naturais e propor medidas de redução dos mesmos e de promoção da sua sustentabilidade; Sistematizar informação relativa a Áreas Protegidas em Portugal e no mundo, explicitando medidas de proteção e de conservação das mesmas; Identificar algumas associações e organismos públicos de proteção e conservação da Natureza existentes em Portugal.
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Áreas de Competências: Linguagens e textos, Informação e comunicação, Pensamento crítico e pensamento criativo, Relacionamento interpessoal, Desenvolvimento pessoal e autonomia, Bem-estar, saúde e ambiente, Sensibilidade estética e artística, Saber científico, técnico e tecnológico.
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto: