Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

1.º Jardim - Escola João de Deus de Coimbra (Coimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Intervenientes:
Comunidade Escolar (alunos, pessoal docente e não docente e pais/encarregados de educação).

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Os alunos foram sensibilizados para o tema durante as aulas, fizeram pesquisa acerca da venda ilegal dos animais exóticos e debateram sobre o tema. Depois, registaram as pesquisas que fizeram e elaboraram desenhos com alguns dos animais que descobriram ser exóticos.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Exposição realizada no âmbito da III Semana da Leitura do nosso Jardim-Escola, que era aberta a toda a comunidade escolar.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Motores de busca na internet e revista National Geographic.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
O projeto foi desenvolvido com base na consciencialização para a proteção da fauna e da flora que existe ao nosso redor. Foi preciso compreender a importância das mesmas, os seus ciclos de vida e formas de preservação e cuidado. Os alunos conseguiram articular estes conhecimentos com as aprendizagens de Estudo do Meio, levando-os a retirar conclusões fundamentais para a formação de uma opinião própria acerca do tema, bem como da moldagem das suas atitudes e, no fundo, para se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Vista geral da Exposição

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Não registámos essas etapas por falta de lembrança.