Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Casa Vera Cruz (Aveiro)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Intervenientes:
Sala 5 violeta e sala 6 laranja
Família/ comunidade Local

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Desde as profundezas do oceano até às altas montanhas, habitam milhões de espécies nos mais variados biomas. Mas algumas destas espécies estão ameaçadas. Uma das principais ameaças à biodiversidade, é a ação humana, com o comércio ilegal de espécies.
Este comércio clandestino, envolve a captura, transporte e venda ilegal de animais selvagens e algumas plantas.
Após a realização da atividade “Vamos aprender com os Animais” na vossa escola para o dia 11/03/2024 pela Associação SOS Fauna Exótica, onde as crianças tiveram a oportunidade de interagir de muito perto com animais exóticos que foram salvos pela associação, entre eles aves de rapina, aves exóticas e repteis e perceber que estes animais não são animais de estimação, pelo que não devem ser adotados como tal. Após conhecermos e percebermos este flagelo, as crianças da sala 5 e 6 quiseram saber mais e procurar informação para consolidar os seus conhecimentos. Encontramos o desafio Eco escolas “Operação sem Fronteiras”, que nos ajudou e incentivou.
Este desafio foi dividido em diferentes passos.
1. Exploração da temática “tráfico ilegal de espécies”
2. Pesquisa na internet de diferentes animais vítimas de tráfico ilegal e seleção de alguns;
Sala 5: elefante asiático, pato mergulhão, jacaré da china, lince ibérico, lobo vermelho, iguana de cauda roxa, foca monge do Havaí
Sala 6: Bufo real, cascavel, arara azul, panda gigante, orangotango e tartaruga de pente.
3. Divisão do grupo de crianças em pequenos grupos de trabalho;
4. Elaboração de uma ficha técnica do animal, para pesquisa de informação junto das famílias;
5. Com cada grupo, pesquisa de informação sobre características; peso e altura, reprodução, habitat, alimentação e outras curiosidades;
6. Cada grupo elaborou um cartaz, livro com as informações de cada animal;
7. Cada grupo fez uma apresentação da informação selecionada para o cartaz ao grande grupo;
8. Em grande grupo, pesquisa sobre as razões desta ameaça estar tão presente no Vietnam: o elefante
9. Cada família foi convidada a construir, com materiais de desperdício, um animal para a exposição;
10. As crianças elaboraram convites para entregar a toda a comunidade escolar;
11. Realização da exposição com os animais na escola para toda a comunidade escolar, durante uma semana;
12. Pesquisa, reflexão e elaboração de um cartaz com apresentação de propostas de Ações para travar o tráfico ilegal;

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
1. Exploração da temática “tráfico ilegal de espécies”
2. Pesquisa na internet de diferentes animais vítimas de tráfico ilegal e seleção de alguns;
Sala 5: elefante asiático, pato mergulhão, jacaré da china, lince ibérico, lobo vermelho, iguana de cauda roxa, foca monge do Havai
Sala 6: Bufo real, cascavel, arara azul, panda gigante, orangotango e tartaruga de pente.
3. Divisão do grupo de crianças em pequenos grupos de trabalho;
4. Elaboração de uma ficha técnica do animal, para pesquisa de informação junto das famílias;
5. Com cada grupo, pesquisa de informação sobre características; peso e altura, reprodução, habitat, alimentação e outras curiosidades;
6. Cada grupo elaborou um cartaz, livro com as informações de cada animal;
7. Cada grupo fez uma apresentação da informação selecionada para o cartaz ao grande grupo;
8. Em grande grupo, pesquisa sobre as razões desta ameaça estar tão presente no Vietnam: o elefante
9. Cada família foi convidada a construir, com materiais de desperdício, um animal para a exposição;
10. As crianças elaboraram convites para entregar a toda a comunidade escolar;
11. Realização da exposição com os animais na escola para toda a comunidade escolar, durante uma semana;
12. Pesquisa, reflexão e elaboração de um cartaz com apresentação de propostas de ações para travar o tráfico ilegal;

Fontes de pesquisa mobilizadas:
sites de internet
entrevistas

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Esta atividade promoveu a formação da criança como cidadão participativo e envolvido no âmbito da sua educação ambiental, iniciando o caminho do exercício da cidadania ao longo da vida. Por sua vez, as Aprendizagens Essenciais elencam os conhecimentos, as capacidades e as atitudes a desenvolver por todos os alunos, conducentes ao desenvolvimento das competências inscritas no PA, no quadro de um processo de promoção da autonomia e flexibilidade curricular: Atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos);
• Relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo);
• Relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Vídeo de apresentação da exposição (opcional):

https://www.youtube.com/shorts/RCHoXAu7BU0?feature=share