Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto (Celorico de Basto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Intervenientes:
Professores
Alunos de 4 turmas do 8º ano

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Os alunos do 8º ano foram desafiados a trabalhar num projeto para a criação de um Modelo de roupa recorrendo preferencialmente ao reaproveitamento de material e/ou material reciclável. Os modelos criados serão apresentados num desfile no final do ano letivo. Surgiu então a ideia de adicionar a este projeto o tema do Tráfico Ilegal de Espécies.
Seguiu-se o trabalho de pesquisa, seleção e organização da informação em suporte digital sobre o tema e respetiva associação do modelo de roupa à espécie em estudo.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
O trabalho desenvolvido pelos alunos inseriu-se num trabalho de projeto, proposto pelas professoras de Ciências Naturais do 8º ano, as quais deram as orientações essenciais para a concretização deste. Os alunos pesquisaram de forma autónoma, elaboraram os trabalhos em formato digital e colocaram os mesmos num mural do Padlet criado para o efeito. Posteriormente, da seleção de conteúdos e imagens desses trabalhos, resultou a exposição que pretendeu sensibilizar a comunidade educativa sobre a conservação da Biodiversidade. A exposição esteve estrategicamente colocada num local onde toda a comunidade educativa tem acesso.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
A pesquisa foi realizada pelos alunos, pelo que a bibliografia consultada consta nos diversos trabalhos realizados.
Apresenta-se parte da bibliografia:
https://www.europarl.europa.eu/topics/pt/article/20161007STO46180/lutar-contra-o-trafico-de-especies-selvagens-e-salvaguardar-a-biodiversidade
https://www.publico.pt/2010/11/11/ciencia/noticia/trafico-extinguiu-metade-da-populacao-de-tigres-selvagens-na-ultima-decada-1465516
https://www.zoo.pt/pt/blog/aprender/comercio-ilegal-de-especies-exoticas-ovos/
https://jra.abaae.pt/plataforma/artigo/trafico-ilegal-especies/
https://www.zoo.pt/pt/conhecer/animais/mamiferos/tig re-branco/ https://www.publico.pt/2023/03/18/p3/noticia/zooatenas-luta-salvar-cria-tigrebranco-deixada-lixo-2042939
https://www.wikiaves.com/wiki/papagaio-verdadeiro
https://www.wikiaves.com.br/wiki/bicudo
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/nossas_solucoes_no_pantanal/protecao_de_especies_no_pantanal/arara_azul/
https://loja.ibrath.com/blogs/244-significado/como-evitar-a-extincao-da-arara-azul
https://www.wikiaves.com.br/wiki/arara-azul
https://brasil.mongabay.com/2020/08/como-funciona-o-comercio-ilegal-que-transforma-papagaios-livres-em-pets/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Panthera_pardus

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Analisar criticamente exemplos de impactes da ação humana que condicionem as teias alimentares, discutindo medidas de minimização dos mesmos nos ecossistemas.
Discutir causas e consequências da alteração dos ecossistemas, justificando a importância do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e do modo como a sua gestão pode contribuir para alcançar as metas de um desenvolvimento sustentável. Conhecer a diversidade de seres vivos que existem no planeta. Incentivar à adoção de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta através da mudança de comportamentos. Compreender que os atos individuais têm impacto coletivo e ambiental. Estimular o espírito critico e a reflexão. Planificar textos tendo em conta os destinatários e objetivos da comunicação. Integrar saberes de diferentes disciplinas. Utilizar ferramentas digitais.
Os Domínios Desenvolvimento sustentável e Educação ambiental estiveram patentes no desenvolvimento desta atividade.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto: