Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Externato Padre António Vieira (Oeiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Intervenientes:
Comunidade escolar: professores, alunos, funcionários da escola

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Os alunos foram divididos em 7 grupos de trabalho, grupos esses que correspondem a uma estação/tema da exposição. O objetivo era que o público-alvo, alunos da escola, começassem do conceito geral de tráfico ilegal para o caso particular da espécie escolhida, Tartaruga Vietnamita – Vietnamese Pond Turtle (Mauremys annamensis).
Sendo assim, ao longo de sete “estações” os visitantes poderiam descobrir/ aprender sobre: tráfico ilegal de animais a nível global, tráfico de animais no Vietname, o passaporte/cartão de identidade da tartaruga, tráfico ilegal a nível nacional e medidas preventivas. O local escolhido foi uma sala contígua ao ginásio da escola e o palco do mesmo.
A exposição foi apresentada às restantes turmas da escola pelos representantes dos postos/estações
explicando e orientando o público-alvo pelo percurso expositivo.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Decidiu-se separar as “estações” com materiais que já existiam na escola como panos, tubos, pedaços de madeira e sisal. O material usado para a exposição dos conteúdos foi: pedaços de cartolina, caixas de ovos, papel de cenário, robô, sacos de malha plástica, embalagens plásticas reutilizadas dos lanches dos alunos, materiais riscadores, tablets, brinquedos (futas, vegetais, animais de peluche) e outros objetos trazidos de casa pelos alunos.
Foi uma exposição interativa tendo jogos, jogo de Programação e Robótica, tablets com informação, um teatro, folhetos com os direitos dos animais, um holograma feito a partir de folha de acetato, um mapa de Portugal onde se podia visualizar os locais onde habitam os animais em vias de extinção existentes no nosso país, cartazes, um vídeo sobre a tartaruga e música ambiente.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Começaram a pesquisa dos temas a trabalhar, a partir de tablets (visitando os sites Animália, Vietnamazing, Eco-Escolas, Jardim Zoológico de Lisboa, CITES e outros) e enciclopédias. Os grupos tinham muita informação e tiveram de selecionar a mesma por forma a ficarem com a mais importante e direcioná-la para a exposição.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
As disciplinas envolvidas no trabalho foram: Português, Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento. Os temas trabalhados foram: Bem-estar animal; Educação ambiental e Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da valorização da Natureza.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Vídeo de apresentação da exposição (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.