Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024
Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Intervenientes:
Alunos do 8º ano, encarregados de educação e docentes de Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica
Memória descritiva
Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
No âmbito do desafio Eco Escolas "Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção", os alunos do 8º ano envolveram-se num projeto criativo e educativo, utilizando maquetes, pinturas e colagens para destacar a importância da preservação de espécies ameaçadas de tráfico, como aves entre as quais a arara, as plantas como a orquídea, os mamíferos o macaco e os peixes como o cavalo marinho.
A conceção deste projeto começou com a pesquisa aprofundada sobre as espécies selecionadas, incluindo os seus habitats, as ameaças enfrentadas, a sua importância para o equilíbrio ecológico e medidas de proteção das espécies. Em seguida, os alunos começaram a trabalhar nas diferentes fases do projeto, cuja elaboração incluiu a elaboração de cartazes em formato digital, a criação de maquetes dos animais ou plantas, recorrendo a materiais recicláveis, pinturas retratando a sua beleza e colagens artísticas incorporando elementos como jornais, penas de aves, esferovite e cartão recortado em forma de penas ou dentes. Os encarregados de educação também colaboraram sugerindo materiais e ideias para a conceção dos trabalhos finais.
Após a realização dos trabalhos e da elaboração dos cartazes informativos sobre cada espécie, todos os trabalhos foram afixados ou colocados em mesas, junto à entrada da escola, para poderem ser contemplados por toda a comunidade escolar e visitantes.
Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
A metodologia adotada envolveu a combinação de pesquisa teórica de artigos científicos, documentários e revistas científicas, trabalho prático e orientação dos professores de Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica. Após algumas aulas de dedicação e criatividade, os alunos organizaram uma exposição aberta à comunidade, onde as suas obras de arte foram exibidas juntamente com informações educativas sobre a conservação da biodiversidade e medidas que deveriam ser implementadas para evitar o tráfico das espécies representadas. A colocação de uma mala com a palavra “Traficadas” destacada, as gaiolas de madeira onde foram colocadas várias espécies sujeitas a tráfico e de uma caixa de cartão com a palavra “Tráfico” pretendiam demonstrar algumas das formas como as espécies são traficadas entre diferentes países.
A reação do público foi extremamente positiva, pois todos contemplaram trabalhos muito criativos e ao lerem a os cartazes eram sensibilizados para a importância da proteção das espécies representadas evitando o seu tráfico.
Fontes de pesquisa mobilizadas:
Pesquisa na internet de vários artigos científicos, visualização de documentários e consulta de revistas científicas
Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Esta atividade permitiu aos alunos relacionar conhecimentos de diversas disciplinas, como Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica, promovendo saberes sobre a importância da preservação biodiversidade do planeta Terra e consciencializando os alunos para as consequências nefastas do tráfico de animais e plantas. A utilização de diferentes técnicas artísticas para representar o ser vivo sujeito a tráfico, o desenvolvimento da criatividade e da perceção visual e a valorização da arte como forma de comunicação foram competências que ficaram demonstradas na generalidade dos trabalhos desenvolvidos.
Além disso, a iniciativa alinhou-se com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, ao estimular a consciencialização ambiental e promoção da sustentabilidade, a responsabilidade social, a cidadania ativa entre os alunos e a comunidade escolar e o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas e da tomada de decisões diretamente relacionadas com a problemática do tráfico ilegal de espécies.
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto: