Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Externato Ribadouro (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Intervenientes:
Alunos de Biologia e Geologia (10.º ano de escolaridade)
Alunos de Biologia (12.º ano de escolaridade)
FAPAS (Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade).

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
• Contextualização e discussão da problemática em causa em sala de aula, em permanente articulação com os ODS que poderiam ser promovidos com a concretização deste trabalho.
• Orientação do trabalho dos alunos para a exploração de questões-problema específicas promovendo uma importante oportunidade de reflexão, debate e ação sobre educação ambiental.
• Execução do trabalho em grupos colaborativos e exposição oral ao grupo-turma do trabalho final.
• Exposição dos trabalhos realizados em área visitável por toda a comunidade escolar.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJETO EM GRUPO
• Divisão de cada turma em grupos de trabalho.
• A turma, em conjunto, selecionou uma temática mais específica (aves, mamíferos, répteis, florestas tropicais, etc.).
• A turma definiu, em grupo, um título para a sua exposição.
• Cada grupo selecionou a espécie e/ou ecossistema sobre a qual iria incidir a sua pesquisa (estudo de caso).
• Cada grupo produziu um objeto (cartaz; objeto tridimensional; vídeo) utilizando, preferencialmente, materiais reciclados ou reutilizados e uma ficha informativa com os principais conteúdos a destacar e fontes de informação consultadas.
• Os vários elementos de cada grupo apresentam o seu trabalho final à turma.
• A turma participou ativamente na elaboração da exposição para toda a comunidade escolar.
• Juntamente com os trabalhos dos alunos foram expostos painéis informativos associados a problemáticas ambientais que afetam ecossistemas locais (em articulação com a FAPAS).
• Exposições finais: Os trabalhos realizados pelas diferentes turmas foram expostos durante o início do mês de março no átrio da entrada de um dos polos tendo como público-alvo os alunos do Ensino Secundário. Na última semana de aulas, do segundo período, foram expostos num dos laboratórios para que os alunos do Ensino Básico e respetivos Encarregados de Educação pudessem visitar a exposição.
• Resultados: Os alunos demonstraram interesse pelos trabalhos exposto, assim como os seus Encarregados de Educação, tendo comentado em sala de aula os diversos trabalhos realizados pelas outras turmas.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Recomendou-se a exploração dos sites das instituições “WWF” e “CITES”, mas os alunos pesquisaram informação em fontes digitais muito diversas que foram registadas na ficha informação associada ao trabalho realizado.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola este trabalho foi enquadrado na temática “Sustentabilidade, Ética e Cidadania”, em articulação com os domínios de “Educação Ambiental” e “Sustentabilidade”, à qual se associaram os seguintes temas e respetivos resultados da aprendizagem,
Os/as alunos/as:
• Compreendem o conceito de sustentabilidade.
• Tomam consciência de que os seus atos influenciam o ambiente e/ou a qualidade do ambiente.
• Compreendem os seus direitos e deveres enquanto cidadãos face ao ambiente.
• Adotam comportamentos que visam a preservação dos recursos naturais no presente tendo em vista as gerações futuras.
• Desenvolvem habilidades cognitivas para raciocinar de forma crítica, sistémica e criativa, incluindo a adoção de uma abordagem com múltiplas perspetivas, que reconheçam diferentes dimensões, perspetivas e ângulos das questões.
• Desenvolvem capacidades comportamentais para trabalhar de forma colaborativa e responsável a fim de encontrar soluções globais para desafios globais, bem como para lutar pelo bem coletivo.
• Adotam comportamentos que visam o bem-estar de todos os seres vivos.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto: