Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Colégio O Sossego da Mamã (Almada)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Intervenientes:
Os intervenientes foram os nove alunos do 4.º ano, os respetivos progenitores, a professora titular e a professora de Estudo do Meio.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
No âmbito dos animais em vias de extinção, na aula de Estudo do Meio, a professora introduziu o tema de que infelizmente o comércio ilegal de espécies exóticas era um caminho para a extinção. Ainda existem muitos países que comercializam animais, retirando-os do seu habitat natural, o que impede a sua reprodução e provoca uma diminuição dos seres vivos existentes. Foi distribuída uma planificação para realizar o trabalho projeto e cada aluno, em casa e junto dos seus pais, efetuou a pesquisa e registo. Assim, estes pais já tomaram conhecimento desta temática que por vezes é desconhecida de muitos.
Posteriormente, na sala com a professora titular foram corrigidos alguns erros ao nível da disciplina do Português e mais tarde, novamente em Estudo do Meio, algum do trabalho de pesquisa foi complementado e corrigido, verificando a veracidade da pesquisa efetuada.
Para a exposição, cada aluno desenhou e pintou um título, desenhou o habitat sendo necessária nova pesquisa, pintou a aguarela o habitat e colou os animais (um foi desenhado e outro recortado de uma imagem real). Passaram a limpo as legendas e colaram em cartolinas com diferentes cores.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
A metodologia usada foi a de Trabalho Projeto.
No final da exposição foram debatidos quais os animais em maior perigo, em particular os animais oriundos do Vietnam. Uma das principais conclusões foi que o ser humano é o principal responsável da extinção das espécies, sendo o comércio ilegal uma causa que pode ser erradicada com legislação, um maior controle por parte das autoridades mas principalmente com a educação e sensibilização para esta causa que pode e deve começar desde cedo.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Google em diversos sites.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
A principal articulação com as aprendizagens essenciais foi "Identificar plantas e animais em vias de extinção ou mesmo extintos investigando as razões que conduziram a essa situação".
Foi ainda trabalhada a competência de "avaliar criticamente os resultados de uma pesquisa de
informação na internet (qualidade do conteúdo, fidedignidade da fonte, …) compreendendo como são
gerados e seriados." Foi também abordada "a importância de medidas individuais e
coletivas que evitem ou minimizem o impacto negativo da atividade antrópica sobre o ambiente", sendo esta sensibilização uma medida que fomenta a proteção destas espécies.
No que diz respeito à cidadania a elaboração deste trabalho teve como objetivo "contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo." Os alunos e a comunidade envolvida ficaram mais conscientes sobre o comércio ilegal de espécies, tendo uma opinião mais informada sobre o tema. Ao pesquisar sobre todos estes animais, os alunos desenvolveram também sentimentos de proteção e de preservação, tão importantes para um desenvolvimento enquanto indivíduos fortemente ligados às causas do ambiente, neste caso em particular, sobre a biodiversidade.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto: