Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024
Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Intervenientes:
Os intervenientes na elaboração da exposição foram os alunos das turmas do 10 e 11ºanos dos Cursos Científico-Humanísticos. A exposição esteve patente no dia 18 de abril, na Universidade do Algarve (Campus da Penha) durante a realização da V Conferência Estudantil de Adaptação às Alterações Climáticas (cuja temática foi dedicada à Biodiversidade), onde participaram 5 escolas secundárias do Algarve (concelhos de Faro, Olhão e Loulé) e o professor Jorge Paiva como palestrante. A exposição esteve patente durante todo o mês de maio, na biblioteca escolar da Escola Secundária Pinheiro e Rosa. Posteriormente a exposição transitou para a sala de receção dos alunos do 9ºano das Escolas Básicas do Agrupamento, no Dia Aberto da Escola Secundária Pinheiro e Rosa no dia 25 de maio.
Memória descritiva
Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Sensibilização para a problemática em contexto de sala de aula, nas aulas de Biologia e Geologia;
Trabalho de pesquisa, de natureza colaborativa sobre a problemática;
Compilação, seleção e sistematização da informação na plataforma " Padlet";
Elaboração de pósteres de sensibilização sobre a problemática;
Elaboração de produtos artísticos sobre a problemática, elaborados maioritariamente com materiais reciclados;
Apresentações das pesquisas, pósteres e produtos artísticos em contexto de sala de aula, no âmbito da componente "Comunicação e ciência", prevista nos processos de avaliação da disciplina de Biologia e Geologia;
Exposição no dia 18 de abril, na Universidade do Algarve, Campus da Penha;
Exposição durante o mês de maio na Biblioteca Escolar;
Exposição na sala de receção aos alunos do 9ºAno, no dia 25 de maio.
Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
A metodologia utilizada foi o "Trabalho de Projeto" tendo os alunos sido colocados no centro da aprendizagem. Foram os alunos que construíram o seu próprio conhecimento, a partir das estratégias de motivação sobre o tema criadas pelos professores. Sendo esta metodologia promotora de um trabalho colaborativo entre alunos e professores, destaca-se a importância do trabalho de equipa para atingir objetivos tais como, o aumento da responsabilidade dos alunos, a cooperação e a autonomia, possibilitando ao mesmo tempo a construção de aprendizagens. Este trabalho, inserido na componente de comunicação em ciência da disciplina de Biologia e Geologia, permitiu aos alunos desenvolver competências de escrita e oralidade. Em termos de resultados podemos referir que cerca de 75 alunos conceberam e elaboraram os materiais para a exposição (padlets, pósteres, produtos artísticos) demonstrando conhecimento e capacidade de /interação/sensibilização);
Cerca de 200 alunos participantes na Conferência Estudantil tiveram oportunidade de visitar a exposição e compreender a problemática associada ao " Tráfico Ilegal de Espécies" como caminho para a extinção de espécies no nosso planeta.
Cerca de 500 alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, bem como alunos e professores de Erasmus de outros países, tiveram oportunidade de passar pela biblioteca, visitar e avaliar a dimensão do problema em causa.
Cerca de 90 alunos do 9ºAno visitaram a exposição de forma acompanhada por colegas do secundário que sensibilizaram para a problemática.
Fontes de pesquisa mobilizadas:
A pesquisa foi realizada pelos próprios alunos, como consta dos diversos padlets que produziram.
Aqui fica alguma bibliografia consultada:
TRAFFIC - Wildlife Trade Monitoring Network
Wildlife Conservation Society (WCS)
World Wildlife Fund (WWF)
Cites - Conventio on Internacional Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora
Nationalgeographic.pt
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/trafico-animais.htm
https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/152
https://www.uninter.com/noticias/trafico-de-animais-e-a-terceira-maior-atividade-ilegal-no-mundo
https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/new-york-times/trafico-de-animais-cresce-no-vietna-e-ameaca-especies-6k2yuups1fwhvhlxlie6b3pvd/
https://www.biodiversity4all.org/taxa/18976-Amazona-viridigenalis
https://olhardigital.com.br/2023/05/08/ciencia-e-espaco/ultima-femea-de-tartaruga-gigante-morre-e-especie-fica-condenada-a-extincao/
https://www.biodiversity4all.org/taxa/39539-Trionychidae
https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2015/04/07/a-dificil-luta-para-proteger-os-animais-selvagens-do-vietna.htm
Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia 10º e 11ºanos destacamos as seguintes aprendizagens essenciais:
Pesquisar e sistematizar informações, integrando saberes prévios, para construir novos conhecimentos.
Explorar acontecimentos, atuais, que documentem a natureza do conhecimento científico.
Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
Articular conhecimentos de diferentes disciplinas para aprofundar tópicos de Biologia .
Relativamente à disciplina de Inglês, destacamos as seguintes aprendizagens essenciais relacionadas com o domínio da comunicação escrita, essencial para a compreensão da pesquisa realizada:
Ler e compreender diversos tipos de texto, dentro das áreas temáticas apresentadas;
Identificar o tipo de texto; descodificar palavras-chave/ideias presentes no texto, marcas do texto oral e escrito que introduzem mudança de estratégia discursiva, de assunto e de argumentação; interpretar informação explícita e implícita, pontos de vista e intenções do(a) autor(a).
No que concerne à disciplina de Português, destacamos as seguintes aprendizagens essenciais relacionadas com os domínios da comunicação escrita e oral, essenciais produção dos trabalhos realizados e respetivas apresentações orais:
Fazer exposições orais para apresentação de temas, de opiniões e de apreciações críticas; Preparar adequadamente as apresentações orais através de uma planificação cuidada;
Utilizar recursos verbais e não-verbais adequados à eficácia das apresentações orais a realizar; Avaliar, individualmente e/ou em grupo, os discursos orais produzidos por si próprio, através da discussão de diversos pontos de vista;
Ler em suportes variados textos de diferentes graus de complexidade argumentativa;
Realizar leitura crítica e autónoma;
Analisar a organização interna e externa do texto;
Clarificar tema(s), subtemas, ideias principais, pontos de vista;
Analisar os recursos utilizados para a construção do sentido do texto. Interpretar o texto, com especificação do sentido global e da intencionalidade comunicativa;
Utilizar criteriosamente procedimentos adequados ao registo e tratamento da informação;
Exprimir, com fundamentação, pontos de vista suscitados por leituras diversas.
Relativamente aos domínios da Estratégia Nacional para a Cidadania, este trabalho proporcionou aos alunos desenvolverem competências relacionadas com:
Desenvolvimento pessoal e social dos alunos;
Promoção do pensamento crítico;
Desenvolvimento da participação ativa;
Desenvolvimento de conhecimentos em áreas não formais.
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Vídeo de apresentação da exposição (opcional):
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.