Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Escola Secundária Viriato (Viseu)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Intervenientes:
Alunos do 8.º ano, encarregados de educação e docentes de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Clube de Artes.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
- Contextualização e discussão da problemática em causa na sala de aula, em permanente articulação com os ODS.
- Orientação do trabalho dos alunos para a exploração de questões-problema específicas promovendo uma importante oportunidade de reflexão, debate e ação sobre educação ambiental.
- Execução do trabalho em grupos colaborativos.
- Exposição dos trabalhos realizados em área visitável por toda a comunidade escolar (Polivalente da Escola) no dia 22 de maio (Dia Internacional da Biodiversidade).
A reação do público foi extremamente positiva, pois todos contemplaram trabalhos muito criativos e através da leitura dos cartazes / visualização das maquetes foram sensibilizados para a importância da proteção das espécies e da problemática do tráfico ilegal.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
No âmbito do desafio Eco Escolas "Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção", o docente de Ciências Naturais divulgou o projeto em todas as turmas do 8º ano. Formaram-se grupos de trabalho, de 3 a 4 alunos por grupo.
A primeira fase consistiu na pesquisa aprofundada sobre os tópicos do projeto, debate e a divulgação aos docentes de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Clube de Artes.
Com base na pesquisa inicial, selecionaram as espécies, escolhendo aquelas que consideraram mais representativas e impactantes.
Seguidamente envolveram-se num projeto criativo e educativo, utilizando maquetes, cartazes, pinturas e colagens para destacar a importância da preservação de espécies ameaçadas de tráfico, a sua importância para o equilíbrio ecológico, as razões pelas quais são traficadas, os países que mais se envolvem nesse comércio ilegal e algumas curiosidades pertinentes.
Após a realização dos trabalhos, estes foram afixados ou colocados em mesas, no Polivalente da escola, para poderem ser contemplados por toda a comunidade educativa e visitantes.
A montagem realizou-se no dia 21 de maio, de forma a coincidir o início da exposição com o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio).

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Pesquisa na internet em fontes digitais muito diversas, visualização de documentários e consulta de revistas científicas.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Este trabalho, sobre o tráfico ilegal de espécies e sua exposição em ambiente escolar foi uma excelente oportunidade para articular diversas aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas, bem como os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
- Ciências Naturais (biodiversidade, ecossistemas, conservação da natureza, espécies ameaçadas e os impactos do tráfico ilegal de espécies).
- Cidadania e Desenvolvimento (Direitos Humanos, Desenvolvimento sustentável).
- Educação Visual e Clube de Artes (promover e divulgar as artes plásticas como forma de expressão individual e coletiva; desenvolver a criatividade, a imaginação e a intuição, enquanto geradoras da expressão artística).
Para além destas aprendizagens, os alunos, ao serem envolvidos neste trabalho ainda puderam desenvolver outras, preconizadas no perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, tais como: Pesquisa e seleção de informação; Trabalho em grupo e relacionamento interpessoal; Desenvolvimento do espírito crítico e criativo; Produção de conteúdos (saber).
Assim, este projeto não só enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre um tema de grande relevância, mas também promoveu uma cidadania ativa e consciente, alinhada com os objetivos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Os encarregados de educação também colaboraram sugerindo materiais e ideias para a conceção dos trabalhos finais.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Vídeo de apresentação da exposição (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.