Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Intervenientes:
Os intervenientes na elaboração da exposição foram os alunos do 10º ano, no âmbito da disciplina de Biologia-Geologia.
A exposição foi inaugurada e aberta ao público no passado dia 28 de maio, com a presença da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Fafe, Paula Nogueira, do Presidente da Junta da Freguesia de Fornelos, David Fernandes, da Diretora da Instituição, D. Rosa Maria Pinheiro, da Diretora Pedagógica, Drª Ana Pinheiro, dos meios de comunicação locais e, evidentemente, dos alunos e professores envolvidos.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
• Sensibilização dos alunos no que concerne à problemática apresentada nas aulas da disciplina de Biologia-Geologia, em articulação com as aprendizagens essenciais da disciplina;
• Realização de trabalho de pesquisa por parte dos alunos relativamente ao tema “Extinção e Conservação de espécies”;
• Concretização do trabalho em grupos;
• Apresentação oral dos trabalhos finais em sala de aula;
• Exposição e apresentação dos trabalhos realizados na sala de convívio da Instituição a toda a comunidade escolar.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
• Criação de grupos de trabalho;
• Exploração do tema “Tráfico ilegal de espécies”, mantendo a obrigatoriedade de explorar, pelo menos um, caso de estudo presente no Vietnam;
• Cada grupo elaborou uma apresentação que ficou disponível informaticamente na exposição, tendo sido também dada a possibilidade de construírem um cartaz que captasse a atenção dos visitantes para a problemática.
• Os grupos de trabalho apresentaram os seus projetos em sala de aulas sendo, posteriormente, divulgados numa exposição para toda a comunidade escolar.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Foi sugerido aos alunos que explorassem os sites: “CITES”, “VIETNAMAZING – SAVE NATURE”, mas também o enquadramento teórico disponibilizado na Plataforma Eco-Escolas.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Os trabalhos realizados foram articulados com as seguintes aprendizagens essenciais da disciplina de Biologia-Geologia de 10º ano de escolaridade:
Relacionar a diversidade biológica com intervenções antrópicas que podem interferir na dinâmica dos ecossistemas (interações bióticas/ abióticas, extinção e conservação de espécies);
Pesquisar e sistematizar informações, integrando saberes prévios, para construir novos conhecimentos;
Realizar atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades práticas;
Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto: