Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Escola EB de Cepães (Fafe)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Intervenientes:
A participação neste desafio contou não só com o envolvimento de alunos e professores da E. B. 1 de Cepães, mas também com a participação das famílias na sua concretização.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
O desafio foi apresentado à turma C34 no decurso de uma aula de Inglês sobre animais em vias de extinção - Unidade 5 "Farm and Wild Animals". Depois da visualização de um pequeno vídeo foi feito um debate sobre o que são animais em vias de extinção e quais as causas para esta extinção. De seguida a informação foi consolidada, na aula de Estudo do Meio, Unidade Vamos Salvar o Planeta, com o tema Animais em vias de extinção em Portugal. Posteriormente, os alunos de 3.º e 4.º ano apresentaram o desafio à turma de 1.º e 2.º ano, numa aula de Estudo do Meio. Aqui foi elaborada uma pesquisa sobre o comércio ilegal de animais, quais as espécies mais procuradas e quais os seus países de origem. Seguidamente cada aluno escolheu um animal a pesquisar em família para posteriormente, também em família fazer a sua ilustração para a exposição, aplicando as técnicas trabalhadas nas aulas de Educação Artística.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
A metodologia utilizada foi o trabalho de projeto com a pesquisa em grupo turma e em articulação escola - família.
O resultado da exposição mostra que a mensagem essencial da participação neste desafio - alertar para o comércio ilegal de animais - passou para lá dos muros da nossa escola, envolvendo as famílias na Educação Ambiental, com a sensibilização para a proteção dos animais.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Para a elaboração deste trabalho foram pesquisadas várias fontes como a Escola Virtual (Vídeos em língua inglesa - 4.º ano de escolaridade), a Wikipédia, para a pesquisa acerca do comércio ilegal de animais e outros sites como Greensavers, Faunanews, ONU news bem como os sites disponibilizados no enquadramento teórico do desafio.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Este trabalho de projeto foi realizado em articulação com diversas disciplinas do currículo do primeiro ciclo do ensino básico: Inglês 3.º ano (unit 5 -Pets), 4.º ano (Unit - Farm and wild animals), Estudo do meio 4.º ano (unidade 7 - Vamos salvar o planeta - animais em vias de extinção em Portugal), Estudo do Meio 3.º ano (Missão 5 - Explorar a natureza - adaptação dos seres vivos ao meio ambiente e a importância da preservação da natureza), Estudo do Meio 2.º ano (Unidade 6 - Vamos proteger os animais - animais domésticos e animais selvagens e o habitat dos animais), Estudo do Meio 1.º ano (Unidade 5, Os seres vivos do seu ambiente). Relativamente a Cidadania e Desenvolvimento trabalhou-se o tema Educação Ambiental e Bem estar animal. Educação Artística - Artes visuais (Apropriação e Reflexão, Interpretação e Comunicação e Experimentação e Criação). Português (Oralidade - Expressão). Transversalmente os alunos trabalharam a pesquisa, seleção e recolha de informação digital, criatividade e o trabalho colaborativo.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto: