Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Escola Luís Madureira (Amadora)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Intervenientes:
Foram envolvidas duas turmas de 4º ano, as professoras titulares e a professora de oficina dos saberes.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Os quartos anos tinham por tema este ano "Repórteres da Natureza", pelo que nos pareceu o projeto ideal. Realizámos uma aula com apresentação digital sobre a extinção e tráfico de espécies. Os alunos foram divididos em grupos e escolheram os animais a trabalhar. Realizámos duas aulas onde elaboraram o poster com a informação do seu animal, caraterísticas, razões do seu estatuto de conservação e como ajudar. Posteriormente nas seguintes 5 aulas realizaram a construção dos animais em 3D para a exposição. Esta exposição foi exposta na escola e apresentada às turmas.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Foram utilizados para a construção dos animais diversos materiais reutilizados (rolos de papel higiénico e de cozinha, botões, capsulas de café, pedaços de roupa e collants velhas, papel usado, papel de alumínio, aparas de lápis, lãs) e provenientes da natureza (paus, areia, pedras, penas, folhas e pinhas). A exposição foi montada pelos alunos e professoras envolvidas.
Primeiramente realizaram o projeto em papel cavalinho A3 para decidirem os materiais, tamanho.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Revistas National Geographic; internet; livros

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
O projeto envolveu as disciplinas de Estudo do meio, Cidadania e Artes Plásticas.
Destacam-se as seguintes aprendizagens desenvolvidas na área do Estudo do Meio:
- identificar plantas e animais em vias de extinção ou mesmo extintos, investigando as razões que conduziram a essa situação;
- utilizar as tecnologias de informação e comunicação segurança, respeito e responsabilidade;
- saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto: